SER MESTRE
Ser Mestre é mais do que dar informações. Não é apenas entrar na sala de aula e discorrer sobre um assunto. Não é imaginar desafios e testar os conhecimentos dos alunos. Muito menos olhar de cima para baixo, com arrogância, enxergando formigas ao invés de pessoas.
Na verdade, ser Mestre é aceitar que se é pequeno como um grão de areia, mas grande o bastante para saber que quanto mais se aprende, menos se sabe. É se alegrar com o desenvolvimento dos alunos e fornecer as ferramentas necessárias para que, um dia, o aprendiz torne-se um Mestre.
Ser mestre é descobrir que não se pode dominar o conhecimento, e, ainda assim, buscá-lo durante toda uma vida.
Mestre não é o que aprendeu a ensinar, mas o que ensina a aprender.
Valorizamos em demasia o título e esquecemos a sua essência. Não é pela ostentação do grau ou pela força que se obtém o respeito dos alunos. A relação Mestre/Aluno implica em um aceitar o outro. Caso isto não aconteça, nada mais tem sentido, ser Mestre não significa nada.
O Mestre é uma semente. O que vai brotar dessa semente depende dela ser boa para gerar bons frutos.
A existência do Mestre pode ser mensurada pela qualidade de sua obra e pelas atitudes de seus discípulos.
No Evangelho de São Lucas, 6:40, vemos um ensinamento de Mestre Jesus: “Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre”. Esta é a missão de um Mestre: colaborar para o crescimento e indepedência do aluno.
Para um trabalho se expandir é necessário que o conhecimento acerca dele seja disseminado. É necessário envolvimento com o trabalho. Em um jargão bem popular, é necessário vestir a camisa.
Ser Mestre é mais do que dar informações. Não é apenas entrar na sala de aula e discorrer sobre um assunto. Não é imaginar desafios e testar os conhecimentos dos alunos. Muito menos olhar de cima para baixo, com arrogância, enxergando formigas ao invés de pessoas.
Na verdade, ser Mestre é aceitar que se é pequeno como um grão de areia, mas grande o bastante para saber que quanto mais se aprende, menos se sabe. É se alegrar com o desenvolvimento dos alunos e fornecer as ferramentas necessárias para que, um dia, o aprendiz torne-se um Mestre.
Ser mestre é descobrir que não se pode dominar o conhecimento, e, ainda assim, buscá-lo durante toda uma vida.
Mestre não é o que aprendeu a ensinar, mas o que ensina a aprender.
Valorizamos em demasia o título e esquecemos a sua essência. Não é pela ostentação do grau ou pela força que se obtém o respeito dos alunos. A relação Mestre/Aluno implica em um aceitar o outro. Caso isto não aconteça, nada mais tem sentido, ser Mestre não significa nada.
O Mestre é uma semente. O que vai brotar dessa semente depende dela ser boa para gerar bons frutos.
A existência do Mestre pode ser mensurada pela qualidade de sua obra e pelas atitudes de seus discípulos.
No Evangelho de São Lucas, 6:40, vemos um ensinamento de Mestre Jesus: “Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre”. Esta é a missão de um Mestre: colaborar para o crescimento e indepedência do aluno.
Para um trabalho se expandir é necessário que o conhecimento acerca dele seja disseminado. É necessário envolvimento com o trabalho. Em um jargão bem popular, é necessário vestir a camisa.