Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
novembro 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
Umbanda  X  Candomblé EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
Umbanda  X  Candomblé EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Umbanda  X  Candomblé EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Umbanda  X  Candomblé EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Umbanda  X  Candomblé EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Umbanda  X  Candomblé EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Umbanda  X  Candomblé EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Umbanda  X  Candomblé EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Umbanda  X  Candomblé EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Umbanda X Candomblé

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Umbanda  X  Candomblé Empty Umbanda X Candomblé Seg Nov 05, 2012 11:28 am

Rudson

Rudson
Buscador

Prezados irmãos,
A muito tempo venho estudando sobre diversos assuntos, alguns me edificaram a subir mais um degrau na escada do conhecimento;Outros estudos não me ajudaram muito ou não compreendi da forma exata. Por fim agora estou estudando a UMBANDA, quando criança minha avó praticava a UMBANDA e não demorou muito para minha mãe também entrar nesse mundo;Lembro que minha mãe chegou a me levar algumas vezes em salões onde se cantavam e dançavam toda semana.
Nunca tive medo pois desde criança eu procurava sempre entender os mistérios da vida, lembro de nomes "Sete-Flechas,Hilton,Tranca Rua,Preto Velho" e etc, também lembro de nomes de mulheres como "Pomba-Gira,Maria Padilha,Janaina" e etc... uns calmos-outros zangados.
Hoje minha mãe já não mais está na UMBANDA ela diz que hoje encontrou DEUS, se converteu ao evangelismo.
Criei esse TÓPICO para pedir auxilio aos irmãos para compreender se à uma diferença entre UMBANDA e CANDOMBLÉ!!!
Certo que serei esclarecido agradeço a todos pelo respeito e dedicação a esse portal que tanto tem me ajudado.
Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine a todos nós.


Rudson Pereira
hihi

2Umbanda  X  Candomblé Empty Re: Umbanda X Candomblé Seg Nov 05, 2012 12:20 pm

espancamente

espancamente
Conhecedor

Comecemos partindo de que todas as Divindades, na umbanda e candomblé chamadas de Orixás, são as mesmas desde que o mundo é mundo.
Os egípcios as cultuavam com outros nomes, os gregos com outros, japoneses com outros, africanos com vários outros nomes e muitos desses povos misturavam atribuições dessas Divindades, fundiam algumas, separavam outras etc.
As Divindades sempre estiveram lá, e se mostram aos seus filhos da forma como eles as conceberam e as conseguem entender, logo, só mudam as formas de se chegar a elas, que são infinitas.

A Umbanda se serviu do que já estava aqui no plano material, ou seja, utilizou arquétipos já existentes, para que o ser humano de então tivesse parâmetros e se visse dentro da religião. O que se emprestou das religiões afro, não só do candomblé, foi o nome das Divindades, ou seja, os nomes dos Orixás.

O candomblé é uma religião africana, no Brasil sofreu algumas mutações, mas mantém a raiz na África. Trabalha com as Divindades, ou seja, os Orixás, que descem à terra, irradiam suas energias e sobem. Há relatos de que alguns terreiros de candomblé já aceitem incorporações de entidades como Exu, e algumas preto-velho e baiano, mas são considerados casos de miscigenação da religião, os candomblecistas ortodoxos não consideram isso candomblé mais.

Na Umbanda, trabalha-se com os espíritos de luz que vivem sob a irradiação das Divindades, aí tanto há a descida do "santo", que é o Orixá, como também há a descida da entidade que vive sob a irradiação de cada Orixá. Na Umbanda há a conversa direta com esses seres, que chamamos de "consulta", e que podem não só enviar suas irradiações benéficas mas também conversar, orientar, aconselhar, ou seja, é um trabalho com mais contato, mais humanismo, onde se trata diretamente com espíritos que na sua maioria já estiveram na senda encarnacionista e já não necessitam mais voltar aqui, pois adquiriram graus que os distinguem perante seus pais e mães ancestrais, que são os Orixás, graduando-os para servirem seus semelhantes, que ainda estão em processo evolutivo (nós, os encarnados).

Como em todas as religiões, há os bons e os maus. As "videntes de poste" que fazem amarrações, trabalhos pra prejudicar pessoas, cobram vultuosas quantias, etc. são a parte que negativa a religião, não são da Umbanda, mas se escondem sob o manto da religião para praticar e disseminar a maldade e seus vícios e comportamentos viciados.

E há os terreiros sérios, que não cobram pelo atendimento feito nos dias de trabalho, ou de "gira" como é chamado na Umbanda. Por ser uma religião aberta, cada casa trabalha de uma forma, posto que por mais que os dirigentes estudem, leiam e se informem, quem ditará as regras da casa será a entidade-chefe, ou seja, o mentor espiritual do pai ou mãe da casa.

Caso deseje conhecer melhor a umbanda vistando os terreiros, recomendo que vá em mais de um, e se certifique de que é um lugar que te faz sentir bem, que você saia de lá melhor do que quando entrou, caso contrário, dê as costas.

Cool

http://espiritualmagiadivina.blogspot.com.br/

3Umbanda  X  Candomblé Empty Re: Umbanda X Candomblé Sex Nov 09, 2012 1:17 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Carissimo amigo Espancamente,

Já li e reli esse seu tópico, e vi uma grande oportunidade de esclarecimento sobre essa magnifica doutrina...... apesar da minha dificuldade de me expressar, tentarei enriquecer mais esse seu tópico.... mesmo sabendo que falar da religião africana, não é uma tarefa fácil.... por dois fatores bem claros:

- Um pelo fato de ser a mais antiga de todas, razão pela qual a África é conhecida como “Mãe África”
- Outro pelo fato de seus fundamentos e preceitos terem sido passados somente via oral, sem registros escritos


O Candomblé apesar de ser a única religião africana, devido a conflitos de nações, ela mesmo se dividia com pequenas diferenças e entre as mais conhecidas e de maior domínio são a NAGOR, KETU E ANGOLA.

Vou ressaltar aqui um fato que lá na frente vai ser muito esclarecedor.... Ela não difere em nada das demais religiões quanto ao fato de alguns africanos terem sido dedicados a exclusividade de suas vidas para atuar no Kandomblé, sendo esses escolhidos a dedo para assumir tais responsabilidades ( como sacerdotes). O grau de dedicação e responsabilidade somado com a liberdade de não atuar em outros fatores necessários a sobrevivência, evitou que os fundamentos sofressem qualquer alteração pelo risco do fato serem transmitidos tudo oralmente ..... Mesmo com o desenvolvimento da escrita , vindo somente a partir do século 19, surgiram alguns livros etnográficos, e anotações em cadernetas que serviram de consulta para os seguidores.......



Agora voltando um pouco no tempo... precisamente a um lamentável tempo, o Brasil foi o maior exportador de escravos africanos, e a maior parte deles foram das nações Nagor, Ketu e Angola.... Nações essas que na terra natal, se combatiam entre si até a morte e total destruição de qualquer vilarejo seja qual fosse a nação.....

Esses seres humanos, além da imposição da condição de escravos, não tinham como evitar a mistura entre eles das diferentes nações, sendo forçados a conviverem em harmonia se quisessem diminuir a dor que lhes eram imposta.....

Se há um ato que unifica a raça humana em pensamento, esse ato é a necessidade de cultuar suas crenças, seja qual for, principalmente quando em estado de aflição e sofrimento... mas como poderiam cultuar mediante a situação que se encontravam ??????....... ainda mais a seres totalmente estranhos e de aparência temerosa mediante aos olhos santificados dos católicos.......

E assim, lentamente encontraram um caminho disfarçando suas divindades adotando as divindades cristãs para cada uma delas... seja lá como foi, uma coisa é certa.... isso não foi feito aleatoriamente...... certo ????..... basta identificarmos uma certa similaridade de ações entre os mesmos......

Bom , continuando – em praticamente todos os lugares para onde foram enviados esses escravos, a mistura desses ritos, divindades e santos católicos.... ocasionou o surgimento de por exemplo:

- A crença de XANGÕ em Pernanbuco / Brasil,
- 0 TAMBOR DE MINA em Maranhão / Brasil,
- 0 BATUQUE em Rio Grande do Sul / Brasil,
- A UMBANDA no Rio de Janeiro / Brasil, com o encontro do Candomblé com o espiritismo..... certo ??????..... rsrsrsrs.... agora dá para entender o surgimento de entidades mensageiras sejam evocadas ou invocadas......

Bom... agora lembram do fato em que disse seria esclarecedor... pois é... é possível entendermos agora o que Espancamente falou anteriormente quando menciona que devemos procurar um terreiro que melhor represente a verdadeira UMBANDA......

A umbanda já veio a surgir em um período em que seus sacerdotes , tinham que cultuar junto com ações cotidianas de sobrevivência. Isso na maioria dos terreiros ocasionou a deturpação dos fundamentos e até perdas de alguns deles..... é curioso isso, não ???.... ao mesmo tempo que guardavam informações para a posteridade, quando essas coisas foram para o papel...... muitas outras se perderam, ou seja, antes toda a literatura sagrada tinha que ser memorizada e quando passou-se a usar a escrita, perdeu-se a memória do que não foi registrado..... coisa de maluco mesmo.... rsrsrs

Está é minha visão da atual realidade de uma das mais antigas religiões de nossa humanidade...... e os terreiros de Umbanda , "NA MAIORIA", vive de depravação e festa, por falta de sacerdotes sérios nesses terreiros especificamente.....os quais deveriam buscar os fundamentos e mantê-los vivos assim como passar de forma correta para os jovens que intimamente se sentem atraídos e simpatizados por essa maravilhosa doutrina......

Só como exemplo a mais antiga doutrina ritualística de iniciação, hoje raramente é seguido por qualquer terrreiro... ou por ignorância de , ou por descaso ou por pura intenção maldosa... “Todo ritual de Umbanda tem que começar invocando os Verequetes, os Lordes e os Pretos Velhos” – isso porque foram eles que registraram os fundamentos e que exigem disciplina, humildade e acima de tudo respeito no ritual... e isso vai de encontro a muitos interesses da maioria dos “PAIS / MÃES DE SANTOS”.... esses interesses eu expressei no tópico “Razões pelas Quedas e fracassos dos Mediuns”.....


Salve a umbanda e a lei maior da natureza.... e os que guardam seus verdadeiros mistérios e fundamentos para sí.....


Sds

Sandoval

OBS: se algum fato escrito estiver iquivocado, favor fazerem as correções, estou em busca de afinar cada vez mais meus conhecimentos , e não de firma-los.......

4Umbanda  X  Candomblé Empty Umbanda X Candomblé Qua Nov 14, 2012 1:37 pm

Rudson

Rudson
Buscador

Espancamente e Sandoval,

Muito obrigado pelo esclarecimento, vocês conseguiram abrir minha mente e entender o respectivo assunto.
Estudarei um pouco mais, afinal de contas aprendizagem nunca é de mais.
Espero sempre poder contar com vossas ajudas, minhas duvidas são muitas... rsrs

Muito obrigado!

fumando

5Umbanda  X  Candomblé Empty Re: Umbanda X Candomblé Qua Nov 14, 2012 4:25 pm

espancamente

espancamente
Conhecedor

O grande lance aqui é partilhar o conhecimento.
Quem acha que já sabe o bastante, é porque nada sabe.
Muito aprende quem ensina, e até quem acha que nada tem a ensinar, se engana.
Disponha...

http://espiritualmagiadivina.blogspot.com.br/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos