Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dar o peixe ou ensinar a pescar

+8
MAGGOBRANCO
Neo
espancamente
Mahya
Graça D'Alma
Monge Copista
Nienna
Lancelot
12 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

26Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Set 01, 2012 3:54 am

Cardom

Cardom
Recém Chegado

Discutível o assunto.
Bom na minha opinião é o seguinte, se tratando de sócio-econômico, vai depender muito de seu estado de espirito no dia, e a abordagem do pedinte.
Agora levando para o lado espiritual, conheço pessoas que tem o dom de perceber que o seu problema esta voltado para espiritualidade ex: (ou uma mediunidade não desenvolvida, trabalhos ou feitiços contra essa pessoa) e dai por diante.
Então penso eu assim ou vc ajuda e deixe o ego de lado por receber pelo menos um obrigado, ou vc se faça de desentendido e nem mencione que o seu problema é de fundo espiritual.

27Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Set 01, 2012 8:48 am

Lancelot

Lancelot
Admin

Por vezes a melhor forma de aprender é levando cacetada. pancada pancada

https://portaisdeluz.forumeiros.com

28Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Set 03, 2012 5:21 am

S.M.

S.M.
Caminhante

Lancelot escreveu:Por vezes a melhor forma de aprender é levando cacetada. pancada pancada

"aprendemos pelo amor ou pela dor" Twisted Evil

29Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Set 03, 2012 6:25 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Acho que a dor é o caminho mais direto e rápido.

Mesmo assim tem muitos que gostam de apanhar, pois não aprendem nunca.

Um dia eles aprendem.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

30Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Set 04, 2012 4:40 pm

Neo

Neo
Regente

Lancelot escreveu:Acho que a dor é o caminho mais direto e rápido.

Mesmo assim tem muitos que gostam de apanhar, pois não aprendem nunca.

Um dia eles aprendem.

"Em dado ponto da estrada, que cortava um deserto norte-americano, um homem resolve parar o carro num posto de gasolina para abastecê-lo.

Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava de dor.

O homem pede que o velhinho ponha a gasolina e fica observando intrigado o cachorro, que não para de gemer.

- O que acontece com esse cão? - Perguntou o homem ao velho. - Por que ele não para de uivar?
- Ah! É porque ele está deitado na tábua.

- Só por isso?

- Bem, é que na tábua há um prego.

- Sei... E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?

- Meu amigo - responde o velhinho -, é porque a dor é suficiente apenas para que ele gema e se lamente. Mas não é suficiente para que ele saia de cima do prego."

31Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Set 10, 2012 11:24 am

Convidado


Convidado

Neo escreveu:
Lancelot escreveu:Acho que a dor é o caminho mais direto e rápido.

Mesmo assim tem muitos que gostam de apanhar, pois não aprendem nunca.

Um dia eles aprendem.

"Em dado ponto da estrada, que cortava um deserto norte-americano, um homem resolve parar o carro num posto de gasolina para abastecê-lo.

Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava de dor.

O homem pede que o velhinho ponha a gasolina e fica observando intrigado o cachorro, que não para de gemer.

- O que acontece com esse cão? - Perguntou o homem ao velho. - Por que ele não para de uivar?
- Ah! É porque ele está deitado na tábua.

- Só por isso?

- Bem, é que na tábua há um prego.

- Sei... E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?

- Meu amigo - responde o velhinho -, é porque a dor é suficiente apenas para que ele gema e se lamente. Mas não é suficiente para que ele saia de cima do prego."

Breja
Perfeito!

32Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty DAR O PEIXE OU ENSINAR A PESCAR Qui Set 20, 2012 1:12 am

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Penso da seguinte forma; quando uma pessoa olha, realmente ao seu redor e quer enxergar a realidade cada vez maior de miséria e falta de oportunidades a milhares de irmãos carentes, número cada vez maior de pedintes e no meio deles, crianças abandonadas na sua própria sorte não terá dúvida nenhuma que os dois casos se tornam prioridade no seu devido tempo e necessidade. Toda boa vontade e sentimento de solidariedade é bem vinda quando se doa um pouco do seu tempo em benefício de um irmão carente.
Portanto, limpando nossa alma de egoísmos e usura a nossa visão melhora bastante para enxergar que todo bem praticado, nos deixa leves na certeza que este é o caminho, independente do beneficiário fazer juz ou não.

DAR O PEIXE:

"DÁ SEMPRE do que tenhas, ainda que seja pouco, de vez que muito pior que dar pouco é deteriorar o que se tem nas garras da sovinice."
EMMANUEL
ENSINAR A PESCAR:

"SERVE sempre, ainda que seja pouco, porquanto, muito pior que servir pouco é não ter utilidade para ninguém."
EMMANUEL


Luz da vida

33Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qui Set 20, 2012 2:31 am

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

Apenas uma rápida opinião própria.

Conceder um privilégio momentaneo realmente torna a pessoa cômoda e dependente. Só serve para massagear Egos, para que o doador exiba-se orgulhosamente como se seu ato fosse realmente algo útil, quando na verdade é ainda mais prejudicial.

Ensinar como se fazer pode ser mais produtivo. A dor da necessessidade pode ser suprida através da capacitação. Algo bem simples de ser resolvido, mas pouco conveniente a minoria que aprecia esse agrado ao próprio Ego.

http://viasinistrae.livreforum.com/

34Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty DAR O PEIXE OU ENSINAR A PESCAR Qui Set 20, 2012 12:17 pm

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Concordo porque infelizmente certas pessoas não sabem o verdadeiro sentido da palavra DOAÇÃO, para elas tudo é motivo para tirar proveito próprio e como somos movidos por INTENÇÕES, cabe a cada um avaliar seu comportamento e atitudes que, na verdade se tornam prejudiciais somente aquele que as pratica, sabemos que o mal maior é para quem faz e, não para quem recebe.

Luz da vida

35Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qui Set 20, 2012 12:23 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Chertograd Daemon escreveu:Apenas uma rápida opinião própria.

Conceder um privilégio momentaneo realmente torna a pessoa cômoda e dependente. Só serve para massagear Egos, para que o doador exiba-se orgulhosamente como se seu ato fosse realmente algo útil, quando na verdade é ainda mais prejudicial.

Ensinar como se fazer pode ser mais produtivo. A dor da necessessidade pode ser suprida através da capacitação. Algo bem simples de ser resolvido, mas pouco conveniente a minoria que aprecia esse agrado ao próprio Ego.

Saudações.

Com essa vc me surpreendeu, meu caro. rsrsrsrs

Digamos que com poucas palavras vc resumiu o que todos pensavam.

Concordo e assino por baixo.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

36Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qui Set 20, 2012 1:56 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Luz da Vida escreveu:Concordo porque infelizmente certas pessoas não sabem o verdadeiro sentido da palavra DOAÇÃO, para elas tudo é motivo para tirar proveito próprio e como somos movidos por INTENÇÕES, cabe a cada um avaliar seu comportamento e atitudes que, na verdade se tornam prejudiciais somente aquele que as pratica, sabemos que o mal maior é para quem faz e, não para quem recebe.

Luz da vida

Eu estou de acordo com sua colocação........

"........cabe a cada um avaliar seu comportamento e atitudes que, na verdade se tornam prejudiciais somente aquele que as pratica, sabemos que o mal maior é para quem faz e, não para quem recebe".
Cada ser deve estar seguro de suas intenções...... primeiro ajuda-se um enfraquecido a se restabelecer para que possa lutar suas próprias batalhas...


"...Conceder um privilégio momentaneo realmente torna a pessoa cômoda e dependente. Só serve para massagear Egos, para que o doador exiba-se orgulhosamente como se seu ato fosse realmente algo útil, quando na verdade é ainda mais prejudicial."
Com todo respeito a sua colocação, mas no meu entendimento nessa colocação existe meias verdades... isso é julgar todos como seguidores deste pensamento.... o que não falta é exemplo de pessoas que dedicaram suas vidas em socorrer famintos para depois ensina-los um forma de sobreviver... e o que é pior em convivência dos predadores......

E quando falo a respeito de "dar o peixe e ensinar a pescar"... não me refiro somente a fome carnal.... pois no mundo atual existe agora vários tipos de famintos...famintos de amor, famintos de compreensão, famintos de carinho, famintos de educação, etc.....

Essas pessoas dedicadas ao próximo vivem ou viveram na humildade e morrreram ou morrerão nela.....

sds

37Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty DAR O PEIXE OU ENSINAR A PESCAR Qui Set 20, 2012 10:11 pm

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Não desmerecendo nenhuma opinião neste tópico, pois a liberdade de opinião é direito de todos, Sandoval , no meu entendimento, fez uma bela colocação.
Conseguiu captar o sentido exato da intenção ao "dar o peixe e ensinar a pescar" e creio que o segredo p/ o entendimento das coisas do mundo se faz necessário abrir não somente os olhos mas, a mente e o coração.
E aqueles que tiverem oportunidade de colaborar de alguma forma para o bem estar do próximo será , com toda certeza, mais um responsável pelo bem comum e por um mundo melhor.



Última edição por Luz da Vida em Sex Set 21, 2012 7:07 pm, editado 1 vez(es)

38Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sex Set 21, 2012 12:41 am

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

"...Conceder um privilégio momentaneo realmente torna a pessoa cômoda e dependente. Só serve para massagear Egos, para que o doador exiba-se orgulhosamente como se seu ato fosse realmente algo útil, quando na verdade é ainda mais prejudicial."

Com todo respeito a sua colocação, mas no meu entendimento nessa colocação existe meias verdades... isso é julgar todos como seguidores deste pensamento.... o que não falta é exemplo de pessoas que dedicaram suas vidas em socorrer famintos para depois ensina-los um forma de sobreviver... e o que é pior em convivência dos predadores......

E quando falo a respeito de "dar o peixe e ensinar a pescar"... não me refiro somente a fome carnal.... pois no mundo atual existe agora vários tipos de famintos...famintos de amor, famintos de compreensão, famintos de carinho, famintos de educação, etc.....

Essas pessoas dedicadas ao próximo vivem ou viveram na humildade e morrreram ou morrerão nela.....

sds

Saudações.

Entendo o seu ponto de vista. Mas a minha visão de mundo é muito mais dura e realista que a sua. É mais do que óbvio aqui, que não nos referimos somente a fome carnal. Mas mesmo em outras áreas de necessidade isto também ocorre. Em especial no mundo atual se ajuda para ganhar algo em troca. Seja confiança, amor em retorno, salvação da própria alma (para aqueles que crêem nisso), ou evolução da própria alma. Bem ou mal, é um ganho pessoal as custas de uma boa ação.
Claro, existiram pessoas dedicadas plenamente a evolução alheia, sem nenhuma forma de desejo?Sim, existiram, existem e ainda existirão algumas peças raras. Não é, nem de longe a regra geral, e nunca será.

Para que você compreenda melhor, lhe darei um pequeno exemplo... Toda força que você emprega em tentar evoluir através da caridade, na verdade é uma forma de Egoísmo. Você na verdade está apenas querendo ser alguém melhor, e não verdadeiramente querendo um bem maior. O que você chamar de "misericórdia", "piedade" e "amor" é menos que um resvalo daquilo presente nos planos e seres superiores a você, onde talvez esteja a consciência das pessoas que nós nos referimos como verdadeiramente caridosas. Essas, evoluem nesta Via sem esforço algum...

Não é uma meia verdade. Digamos que seja apenas uma regra geral. No meu caso, pessoalmente falando, eu prefiro ensinar e dar condições para que a pessoa mostre sua Vontade e sua Força. Isso é um ato valoroso. "Caridade" é perpetuar a fraqueza.

http://viasinistrae.livreforum.com/

39Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Dar o peixe ou ensinar a pescar Sex Set 21, 2012 3:08 pm

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Alô a todos.

É corriqueiro p/ mim ver, ouvir e observar no dia a dia , comportamentos, atitudes onde o interesse fala mais alto na conquista de seus objetivos, portanto , quando leio ou converso com alguém e sinto um certo embrutecimento nas ações e pensamentos, eu só tenho que lamentar pelo muito que estas pessoas ainda tem passar na vida para aprenderem que o nosso próximo não são objetos de especulação para elevação moral, espiritual ou qualquer outro interesse obscuro e, digo mais, não vejo nestas pessoas a real felicidade e a paz de espirito mas , o que vejo é que se escondem até delas mesmas do verdadeiro vazio que transformam suas vidas, para estas pessoas a aparência é tudo, vidas secas porque de tudo querem tirar proveito e, não sabem o verdadeiro significado da palavra CARIDADE, um simples conceito desta palavra seria esmola, favor e benefícios feitos à alguém.

Vejamos a esmola; esta é a mais frequente mas é digna quando este ato não gera orgulho do doador e não fere o sentimento de quem recebe;
O favor; muito praticada , feliz daquele que pode socorrer, resolver o problema daqueles que o procuram:
E benefícios ; seria o ideal em todos os casos, quando se pode dar os instrumentos para o neccessitado se manter.

Mas CARIDADE é mais que isso, e não pode ser tratada como uma palavra qualquer ou um ato qualquer, com um pouco de boa vontade e deixar de olhar para sí próprio, pode ser que compreenda o verdadeiro significado e o que ela propõe aos que praticam de coração puro e desinteressado.

E saibam que por existir pessoas com alma caridosa e não são poucas, esta linda palavra não fica expressa somente no seu significado mas, transformada em ações para evolução deste mundo tão carente deste belo sentimento.

Luz da vida





Última edição por Luz da Vida em Sex Set 21, 2012 7:02 pm, editado 1 vez(es)

40Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sex Set 21, 2012 3:42 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre


Luz..... I love you

Perfeito.......
Me encantei com sua sabedoria e generosidade......
Coisas raras nos dias atuais....

41Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sex Set 21, 2012 5:46 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Chertograd Daemon escreveu:

Saudações.

Entendo o seu ponto de vista. Mas a minha visão de mundo é muito mais dura e realista que a sua. É mais do que óbvio aqui, que não nos referimos somente a fome carnal. Mas mesmo em outras áreas de necessidade isto também ocorre. Em especial no mundo atual se ajuda para ganhar algo em troca. Seja confiança, amor em retorno, salvação da própria alma (para aqueles que crêem nisso), ou evolução da própria alma. Bem ou mal, é um ganho pessoal as custas de uma boa ação.
Claro, existiram pessoas dedicadas plenamente a evolução alheia, sem nenhuma forma de desejo?Sim, existiram, existem e ainda existirão algumas peças raras. Não é, nem de longe a regra geral, e nunca será.

Para que você compreenda melhor, lhe darei um pequeno exemplo... Toda força que você emprega em tentar evoluir através da caridade, na verdade é uma forma de Egoísmo. Você na verdade está apenas querendo ser alguém melhor, e não verdadeiramente querendo um bem maior. O que você chamar de "misericórdia", "piedade" e "amor" é menos que um resvalo daquilo presente nos planos e seres superiores a você, onde talvez esteja a consciência das pessoas que nós nos referimos como verdadeiramente caridosas. Essas, evoluem nesta Via sem esforço algum...

Não é uma meia verdade. Digamos que seja apenas uma regra geral. No meu caso, pessoalmente falando, eu prefiro ensinar e dar condições para que a pessoa mostre sua Vontade e sua Força. Isso é um ato valoroso. "Caridade" é perpetuar a fraqueza.



Entendo o seu ponto de vista. Mas a minha visão de mundo é muito mais dura e realista que a sua.
– não só você mais muitos , mas muitos mesmos a fora neste mundo tem uma visão mais dura e realista que a minha e de outros poucos espalhados por ai......

É mais do que óbvio aqui, que não nos referimos somente a fome carnal. Mas mesmo em outras áreas de necessidade isto também ocorre. Em especial no mundo atual se ajuda para ganhar algo em troca. Seja confiança, amor em retorno, salvação da própria alma (para aqueles que crêem nisso), ou evolução da própria alma. Bem ou mal, é um ganho pessoal as custas de uma boa ação.
– acertou novamente, neste universo existira sempre ganhos.... o próprio universo não se expande involuntariamente... sabia disso ?????... isso ocorre a custa de alguma coisa. O ser humano sempre escolhe seus ganhos que melhor atendam suas índoles..
Uns preferem ganhar coisas que possam lhes gerar o TER, o PODER e o PRAZER : essa é a dura e realista visão que comentas.... É mais fácil mandar alguém se virar com um "CURSO" do que dividir o que tem... costumava a enterder isso como egoísmo, ganancia e suvinismo......
Outros já preferem ganhar coisas que possam lhe gerar o SER, o SERVIR e o TRIUNFAR: isto ainda é uma raridade neste mundo... quem não foi até ridicularizado por tentar servir mais ao próximo chegando a dividir o que tem...

Claro, existiram pessoas dedicadas plenamente a evolução alheia, sem nenhuma forma de desejo? Sim, existiram, existem e ainda existirão algumas peças raras. Não é, nem de longe a regra geral, e nunca será. – ai você errou totalmente..... se dedicar plenamente a evolução alheia, já é um desejo pessoal..... ainda não é regra geral mais um dia será....

Para que você compreenda melhor, lhe darei um pequeno exemplo... Toda força que você emprega em tentar evoluir através da caridade, na verdade é uma forma de Egoísmo. Você na verdade está apenas querendo ser alguém melhor, e não verdadeiramente querendo um bem maior.
– veja... fiquei confuso agora.... pois no meu fraco entender “egoísmo” é antônimo de “querer ser alguém melhor através de bem maior”.....
Agora eu lhe darei um pequeno exemplo..... Toda a força que você emprega em tentar responsabilizar os desfavorecidos pela vida que levam, na verdade é uma forma de Desprezo. Voce na verdade está apenas querendo se eximir de sua responsabilidade com seus semelhantes, e não verdadeiramente querendo ajuda-lo a sair da triste situação em que eles se encontram.....

O que você chamar de "misericórdia", "piedade" e "amor" é menos que um resvalo daquilo presente nos planos e seres superiores a você, onde talvez esteja a consciência das pessoas que nós nos referimos como verdadeiramente caridosas. Essas, evoluem nesta Via sem esforço algum...

- neste caso pode ser que você tenha razão, pois ainda não estive lá e estou ainda longe de chegar lá, para poder afirmar qualquer coisa sobre este outro mundo, principalmente se chegaram lá sem algum esforço.....


Não é uma meia verdade. Digamos que seja apenas uma regra geral. No meu caso, pessoalmente falando, eu prefiro ensinar e dar condições para que a pessoa mostre sua Vontade e sua Força. Isso é um ato valoroso. "Caridade" é perpetuar a fraqueza.

– concordo com você, é realmente muito valoroso somente ensinar e evitar compartilhar, isso garante os “valores” - $$$ ....... quanto a caridade, eu prefiro perpetuar a fraqueza, no caso a minha, em não me tornar inerte e frio ao sofrimento de meus semelhantes.....

Sds


Sandoval

42Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Set 22, 2012 7:12 pm

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

Apenas no tocante ao "Egoísmo".

A meu ver, é um ato egoísta qualquer um que seja feito para o próprio bem, e somente com a intenção e finalidade de exaltar ou beneficiar a si mesmo. Seja um ato bom ou ruim, desde que no fim o beneficio seja o único intento de quem o realiza.

http://viasinistrae.livreforum.com/

43Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Set 22, 2012 9:09 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Chertograd Daemon escreveu:Apenas no tocante ao "Egoísmo".

A meu ver, é um ato egoísta qualquer um que seja feito para o próprio bem, e somente com a intenção e finalidade de exaltar ou beneficiar a si mesmo. Seja um ato bom ou ruim, desde que no fim o beneficio seja o único intento de quem o realiza.

Rsrsrsrs……..Carissimo Chartograd,

- não é bem assim a lógica de quando usa o termo “…para o próprio bem” e o termo “…..beneficiar a si mesmo”.
Você só não está sabendo diferenciar “sentimento de egoísmo” do “sentimento de querer próprio bem”……. O fato é que você generaliza por não saber corretamente interpretar um ato de egoísmo…..

Um exemplo bem simples é antes de decolar…..
“A aeromoça (DEUS) , num caso de despressurização, orienta que o passageiro ( ser humano capaz) deve primeiro colocar a mascara em sí, para depois colocar na criança ou pessoa deficiente (ser humano necessitado)….. “
Alguns interpretam aqui um ensinamento ao vivo de egoísmo… será sim, se o “ser capaz” fizer somente por si e não fizer depois pelo próximo ao seu lado…..
Outros serão capazes de entender o sentido de compartilhar, tenha oxigênio suficiente para você se manter. Pois só assim você será capaz de oxigenar um necessitado…… isso nunca será egoísmo….. isso é SABEDORIA ALIADA COM CARIDADE…….

Quanto ao fato de se sentir bem, isso nada tem haver com egoísmo….. isso é uma consequência… e consequências não inevitáveis. Assim como você sentirá tristeza quando uma pessoa amada falecer….. ou você vai dizer que a tristeza que sentirá foi algo provocado por você de sentimento egoísta ?????..... tenho certeza que não……rsrsrsrsrs

Outro fator que complica muito qualquer ação voluntária em favor do próximo, é a famosa frase… “POR UM PAGAM TODOS”. Talvez essa seja a explicação pelo fato de você afirma que TODOS se comportam como descreveu…. Somente duas razões levam alguem a pensar assim:

- porque essa pessoa pensa e age dessa maneira

- porque todos que cercam essa pessoa agem e pensam dessa maneira

Vou lhe dar um exemplo de como essa frase e discriminatória…

“Sou construtor e tenho vasta experiência com operários. Quando reformava minha casa no ano passado coloquei um operário para fazer, depois descobri que ele me roubou materiais.
Minha esposa me disse- você não devia ter confiado são todos assim…
Chamei outro… e consequentemente também me roubou…
Minha esposa me disse você não devia ter confiado, já disse são todos assim….
Chamei outro… e consequentemente também me roubou…
Minha esposa me disse – quantas vezes você quer que eu lhe diga que são todos assim…
Respondi… nunhuma… Pois jamais irei generalizar… não é por causa de três que vou dizer que os bilhões de operários no mundo também são assim…..”


Isso é válido para qualquer questão, inclusive neste debate quanto as pessoas necessitadas… não é pelo fato dos que se apresentam a minha frente não serem dignos, que vou considerar todos também….. devemos saber separar “O JOIO DO TRIGO”…..



Nossa …. Ficou muito grande isso… que chato….. rsrsrsrsrs

44Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Set 22, 2012 10:16 pm

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

Sandoval

Em um tempo onde "caridade" é apenas Demagogia, eu considero a sua visão um tanto o quanto utópica e inocente.

Querer o próprio bem é um instinto humano. Toda nossa vida é movida em "nosso bem". Como citei antes, raros são os que verdadeiramente se abdicam. Sim, eu sei a diferença, mas o que vemos atualmente é uma forma de egoísmo sim. Fazer o bem esperando uma "recompensa" em troca, ainda que essa recompensa seja cair nas graças de um "deus" ou de uma "eternidade", para mim de NADA vale.
As pessoas que eu respeito que seguem essa via o faziam sem esperar realmente nada em troca. Realmente, Nada.


E meu nome é ChErtograd. Mas pode chamar apenas de Cherto.

http://viasinistrae.livreforum.com/

45Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Set 23, 2012 1:05 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Em um tempo onde "caridade" é apenas Demagogia, eu considero a sua visão um tanto o quanto utópica e inocente.

Neste tempo que vivemos onde a intolerância, ganancia e egoísmos são os pilares da índole dos seres de visão dura e realista, é óbvio que a única forma de se justificarem e denegrindo “Caridade” como sendo demagogia……
E sendo a maioria das pessoas bem sucedidas detentoras desse tipo de índole, é impossível os praticantes de caridade não serem apelidados de utópicos e inocentes…….

Querer o próprio bem é um instinto humano. Toda nossa vida é movida em "nosso bem". Como citei antes, raros são os que verdadeiramente se abdicam. Sim, eu sei a diferença, mas o que vemos atualmente é uma forma de egoísmo sim. Fazer o bem esperando uma "recompensa" em troca, ainda que essa recompensa seja cair nas graças de um "deus" ou de uma "eternidade", para mim de NADA vale.

Não julgues as pessoas que você não conhece como detentoras do seu modo de ser ou dos que te cercam, aprenda a falar por si sem considerar os outros iguais a você ou aos que te rodeiam…

As pessoas que eu respeito que seguem essa via o faziam sem esperar realmente nada em troca. Realmente, Nada.

Isso sim é demagogia…. Tentar se ocultar nessa fantasia.


“AMAR PARA SER AMADO É O QUERER HUMANO …. AMAR POR AMAR É O QUERER DIVINO”…..o “QUERER” em troca sempre existira em três formas:
- o querer divino - pelo bem do próximo
- o querer egoísta- pelo bem próprio
- o querer demagogista – pelo bem próprio oculto.... fingindo querer o bem do próximo


E desculpe por ter errado seu nome… foi sem querer…
E obrigado por este saudável debate….. estamos fortalecendo nossas índoles no pensamento que defendemos.

Sds

Sandoval



Última edição por Sandoval em Dom Set 23, 2012 2:17 pm, editado 1 vez(es)

46Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Set 23, 2012 1:25 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Saudações.

Na verdade, a ideia dos debates aqui no forum, surgiu com o objectivo democrático, de que todos têm o direito de se expressar.

Quero agradecer a todos a forma ordeira, saudável que todos têm corrido.

Obrigado.

Lancelot

https://portaisdeluz.forumeiros.com

47Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Set 23, 2012 8:37 pm

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Desculpem se estou tendo uma visão errada mas, diante das últimas colocações só posso concluir que está havendo uma disputa entre o BEM e o MAL.
BEM, na defesa dos sentimentos valorosos para qual somos criados e, o MAL , na defesa da imposição de sentimentos negativos e desgastantes que só corroem nosso espírito. E aí, eu pergunto, vale a pena?, Quem pode dizer quem é o vencedor?
Procurem refletir no comportamento, nas atitudes tomadas e verão que, expor seu ponto de vista é um direito mas, impor é uma grande ilusão,somos milhares de seres existentes na terra, cada ser com sua singularidade e que deve, acima de tudo ser respeitada.
As pessoas que trazem a espiritualidade na alma são livres, não vivem para tentar mudar ou moldar quem quer que seja, essas pessoas apenas colaboram e se dispõe a dar o melhor de sí aos que convivem ao seu redor ou até onde elas podem alcançar,esta é uma forma de CARIDADE, por outro lado existem pessoas muito comum nos tempos atuais que desconhecem totalmente a palavra SENTIMENTO, estas pessoas se confundem até c/ as máquinas e robôs criados apenas com o objetivo de funcionar, trabalhar se alguem as ligar ou, destruir quando não mais servir seus interesses.

AMOR, COMPAIXÃO ,HUMILDADE E CARIDADE são sentimentos inatos e só tendem a crescer no coração dos que nasceram com unico objetivo, de ser feliz
e tentar fazer a felicidade das pessoas que ama e pelos que tem respeito e deve respeito.
E se tivermos condições e habilidades p/ mostrar o caminho da LUZ, ÓTIMO. Mas se for uma batalha em vão, deixamos ao nosso maior aliado em todas as circunstâncias da vida que é o TEMPO, o melhor dos mestres que a vida nos presentiou e que não perdoa os resvalos de quem os pratica.

Luz da vida

48Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Set 25, 2012 3:24 am

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

Sr. Luz

Isso soou tão clichê! rsrsrsrsrsr

http://viasinistrae.livreforum.com/

49Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Set 25, 2012 8:42 am

Chertograd Daemon

Chertograd Daemon
Caminhante

Na verdade o que houve/está havendo aqui é uma exposição produtiva de pontos de vista. Não uma disputa ideológica. Minha visão é minha, resultado da forma que fui criado e de minhas vivências. Não é algo que quero impor a ninguém aqui presente, no entanto estamos aqui pra isso... criticar, ser criticado, expor e tirar conclusões que ajudem na caminhada de todos os envolvidos.

http://viasinistrae.livreforum.com/

50Dar o peixe ou ensinar a pescar - Página 2 Empty Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Set 25, 2012 6:04 pm

Luz da Vida

Luz da Vida
Determinado
Determinado

Sr. Chertograd;

O sr. só fez reforçar o meu pensamento com suas colocações, lamento o resultado de suas vivências.
Saiba que a forma como se é criado ou vivências, nunca será justificativa para nossos atos, sempre é tempo para sermos pessoas agradáveis e de bem com a vida, tudo depende da índole que possuimos.
Encerro aquí, com uma luz que recebo agora , especialmente p/ você.

Nunca deve-se perder a oportunidade de ser elegante e cortês;
A credibilidade do homem se perde, quando defende seus pensamentos e atitudes de forma incívil. Luz da vida

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos