Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Dar o peixe ou ensinar a pescar EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dar o peixe ou ensinar a pescar

+8
MAGGOBRANCO
Neo
espancamente
Mahya
Graça D'Alma
Monge Copista
Nienna
Lancelot
12 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

1Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Dar o peixe ou ensinar a pescar Sáb Ago 25, 2012 8:33 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Saudações meus amigos.

Proponho mais um debate.

Por todo lado, jornais, televisão, etc, muito se fala de caridade.
Agora será que é viável dar uma refeição a um pedinte, mendigo, etc ou ensina-lo de forma a que se possa sustentar?

Vejamos se eu der a refeição a um mendigo, ele já mais deixará de mendigar. Continuará esperando que eu apareça no próximo dia com a sua refeição.
Agora se eu ensinar ele a "pescar", passado uns dias é provável, que deixe de mendigar e de esperar pela refeição. Passando sim a "pescar" o seu próprio sustento.

Agora as vossas opiniões.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

2Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 12:06 am

Nienna

Nienna
Regente

Caro Lancelot.

Creio que quando fala-se em caridade, muitos tem esta mesma dúvida.

A caridade é a expressão máxima do amor fraterno e incondicional. Possui um significado muito mais profundo que o ato de doar alguma coisa material (alimento, vestuário, dinheiro e etc) a alguém necessitado. É o ato de doar algo de sí visando o bem maior do outro, sem esperar algo em troca.
Assim, se o melhor que você tem é a sua capacidade de ensinar o outro a "pescar seu próprio peixe", então você ja estará fazendo um ato caridoso.
Aí só restará uma outra pergunta (com relação ao caráter imediatista do problema do outro). Ensiná-lo a pescar seu próprio peixe é realmente o melhor para ele neste momento?

Resumidamente...

O outro está passando fome. Vc, em lugar de dar um prato de comida, vai dar um discurso teórico sobre como ele desenvolver seu próprio sustento?
Creio que seria um pouco complicado, visto que a fome (que é o problema abordado no exemplo) tem caráter imediatista (não pode esperas) e origem muito mais complexa do que o simples conhecimento de como desenvolver seu próprio sustento. (ou seja, uma pessoa pode passar fome por diversos fatores, políticos e socioeconomicos. É uma série de razões que nem sempre está ao nosso alcance corrigir)

3Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 11:58 am

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Nienna escreveu:Caro Lancelot.

Creio que quando fala-se em caridade, muitos tem esta mesma dúvida.

A caridade é a expressão máxima do amor fraterno e incondicional. Possui um significado muito mais profundo que o ato de doar alguma coisa material (alimento, vestuário, dinheiro e etc) a alguém necessitado. É o ato de doar algo de sí visando o bem maior do outro, sem esperar algo em troca.
Assim, se o melhor que você tem é a sua capacidade de ensinar o outro a "pescar seu próprio peixe", então você ja estará fazendo um ato caridoso.
Aí só restará uma outra pergunta (com relação ao caráter imediatista do problema do outro). Ensiná-lo a pescar seu próprio peixe é realmente o melhor para ele neste momento?

Resumidamente...

O outro está passando fome. Vc, em lugar de dar um prato de comida, vai dar um discurso teórico sobre como ele desenvolver seu próprio sustento?
Creio que seria um pouco complicado, visto que a fome (que é o problema abordado no exemplo) tem caráter imediatista (não pode esperas) e origem muito mais complexa do que o simples conhecimento de como desenvolver seu próprio sustento. (ou seja, uma pessoa pode passar fome por diversos fatores, políticos e socioeconomicos. É uma série de razões que nem sempre está ao nosso alcance corrigir)


Sua explanação foi perfeita.... para mim..... pelo menos.....

Só que para a perfeita solução dos problemas dos necessitados, temos todos que seguir três passos:

1º Passo - Uma solução imediata - no caso matar a fome, mesmo que seja por um momento breve.. questão caridade;
2º Passo - Uma solução intermediária - no caso vencer a fome, mesmo que seja por um momento mais longo.. questão ensinamento;
3º Passo - Uma solução definitva - no caso eliminar a fonte da fome, mesmo que leve um tempo impossível de determinar... questão política.

Não sei se consegui me fazer entender...

sds

Sandoval

4Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 12:05 pm

Nienna

Nienna
Regente

Sandoval escreveu:

Sua explanação foi perfeita.... para mim..... pelo menos.....

Só que para a perfeita solução dos problemas dos necessitados, temos todos que seguir três passos:

1º Passo - Uma solução imediata - no caso matar a fome, mesmo que seja por um momento breve.. questão caridade;
2º Passo - Uma solução intermediária - no caso vencer a fome, mesmo que seja por um momento mais longo.. questão ensinamento;
3º Passo - Uma solução definitva - no caso eliminar a fonte da fome, mesmo que leve um tempo impossível de determinar... questão política.

Não sei se consegui me fazer entender...

sds

Sandoval
]


Claro que sim Sandoval.
Complementou muito bem aquilo que eu penso. Wink

5Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 5:44 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Nienna

Na verdade nada sei sobre vc...
Mas sei que será uma grande pessoa e ser humano
Trabalhei durante anos dentro da Assistência Social, de forma
que tenho a dita experiencia "in loco".
Em verdade vos digo....
A fome ...não espera!!!!
O frio......!!
A miséria...também não!!!!
E todas essas politicas publicas, como vc mesmo diz
São mais teoricas...que imediatista
Quando não disvirtuada de seu destino
Sempre vemos verbas de lanche escolar desviados
Cestas básicas em meu municipio foram fraudadas
para pp funcionarios publicos....
No meu entender..vc atingiu o foco do problema...
expondo de maneira memorável..
Você esta de parabens..juntamente com Sandoval!!!

Como é bom discutir com quem sabe das coisas!!!

Smile Smile Smile

6Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 6:49 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Graça D'Alma escreveu:Nienna

Na verdade nada sei sobre vc...
Mas sei que será uma grande pessoa e ser humano
Trabalhei durante anos dentro da Assistência Social, de forma
que tenho a dita experiencia "in loco".
Em verdade vos digo....
A fome ...não espera!!!!
O frio......!!
A miséria...também não!!!!
E todas essas politicas publicas, como vc mesmo diz
São mais teoricas...que imediatista
Quando não disvirtuada de seu destino
Sempre vemos verbas de lanche escolar desviados
Cestas básicas em meu municipio foram fraudadas
para pp funcionarios publicos....
No meu entender..vc atingiu o foco do problema...
expondo de maneira memorável..
Você esta de parabens..juntamente com Sandoval!!!

Como é bom discutir com quem sabe das coisas!!!

Smile Smile Smile

Os seres humanos que tem uma condição privilegiada, na maioria, ainda tem que entender que a situação em que se encontram foi pura sorte e não porque é superior aos menos favorecidos.

Costumo comparar nossa vinda a este mundo com a missão dos paraquedistas da segunda guerra, que estão indo para uma batalha onde terão que sobreviver, viver, conviver, amadurecer e evoluir..... porem a chegada é uma icognita...pois:

1ª Sabem que podem chegar mortos: crianças morrendo por violência, crianças morrendo de doença, crianças morrendo de fome;
2ª Sabem que podem sobrebiver na queda mas com sequelas: crianças com defeitos fisicos, crianças prostituidas, crianças criminosas;
3ª Sabem que podem sobreviver inlesas: fisicamente perfeitas, condições financeiras saudáveis, educação previlegiada;
4ª Sabem que estão caindo em território desconhecido: cheio de armadilhas, cheios de trilhas, cheio de fantasias;

Independente de qual a situação das três condições em que se chega neste mundo, não podemos nos dirvirtuar da missão.
A perda do objetivo assim como o resgate do mesmo pode ocorrer em qualquer uma delas....
A única alternativa para não perder o objetivo, é através de uma única atitude....

UNIÃO

sds

Sandoval

7Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Dom Ago 26, 2012 8:51 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

fumando

https://portaisdeluz.forumeiros.com

8Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty alimento Seg Ago 27, 2012 3:05 pm

Mahya

Mahya
Caminhante

Há uma oração q diz:
"Senhor dai pão a quem tem fome , e fome de justiça a quem tem pão"
Muitas vezes procuramos uma saida para a cituação não ter o alimento,
e não depender da caridade alheia, mas nem sempre conseguimos, e aí como fica?
excutar explanação sobre ter que correr atraz é facil, mas o dificil é realmente conseguir...
é aí q a caridade se faz nescessária...
Quanto a crer que a pessoa que recebeu a caridade vai sempre esperar por ela, não creio q seja bem assim,
afinal para quem recebe muitas vezes é de certa forma humilhante, é preferivel ter por sí só, mas no fim
vc recebe de bom grado ainda q se sinta inferiorizado, afinal melhor isso do que a fome.
Só não podemos esquecer de alimentar a alma também.

9Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Ago 27, 2012 7:54 pm

espancamente

espancamente
Conhecedor

Lancelot escreveu:Saudações meus amigos.

Proponho mais um debate.

Por todo lado, jornais, televisão, etc, muito se fala de caridade.
Agora será que é viável dar uma refeição a um pedinte, mendigo, etc ou ensina-lo de forma a que se possa sustentar?

Vejamos se eu der a refeição a um mendigo, ele já mais deixará de mendigar. Continuará esperando que eu apareça no próximo dia com a sua refeição.
Agora se eu ensinar ele a "pescar", passado uns dias é provável, que deixe de mendigar e de esperar pela refeição. Passando sim a "pescar" o seu próprio sustento.

Agora as vossas opiniões.

Concordo com esse pensamento. Dar o que a pessoa "precisa" no momento é teoricamente mais fácil e lhe exime de vínculos, mas tentar descobrir de onde vem a condição marginal da pessoa, aí é um trabalho árduo. Muitos estão lá desde cedo por problemas familiares, espancamentos, crianças vendidas, etc.
Mas muitos também estão lá por livre escolha, por brigas ou vergonha em família, por alcoolismo, adicção de drogas, comodismo, etc.
Eu, ao fazer este tipo de caridade, procuro seguir meu coração, o que pode soar como um pré-julgamento aos olhos alheios, como: "esse vou ajudar, esse aí parece nóia, não vou dar..." mas quanto a isso não ligo, sigo minha intuição e vou de consciência limpa, levando mais varinhas no bolso do que peixes.

http://espiritualmagiadivina.blogspot.com.br/

10Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Ago 27, 2012 8:29 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Na verdade, todos nós em algum momento, fazemos julgamentos rápidos sobre quem deve ou não receber nosso auxilio.
Também existe uma verdade, não pudemos auxiliar a todos. E tem mesmo alguns que não querem de jeito algum serem auxiliados.

A maioria do povo prefere que a solução caia do céu, ao invés de procurar e lutar por ela.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

11Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Seg Ago 27, 2012 10:34 pm

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Lancelot escreveu:Na verdade, todos nós em algum momento, fazemos julgamentos rápidos sobre quem deve ou não receber nosso auxilio.
Também existe uma verdade, não pudemos auxiliar a todos. E tem mesmo alguns que não querem de jeito algum serem auxiliados.

A maioria do povo prefere que a solução caia do céu, ao invés de procurar e lutar por ela.

Na minha opinião... acho que não importa se a condição em que vive é merecida ou injusta... se é aprovação ou acerto de contas....O que importa é a ação que tomamos... e essa tem que ser livre de qualquer sentimento de suposição ou julgamento...porque .... muitas vezes usamos isso como justificativa para ação que relutamos a realizar...

Sandoval

12Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 2:06 am

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Segundo DIVALDO FRANCO ...
Grande sabio do espiritismo..

Fazermos o bem, sem a exigência de observarmos os frutos do bem.
Em um país como o nosso, no qual predomina a injustiça social e
onde a miséria é alarmante ...
e o índice de excluídos e daqueles que estão abaixo da linha da miséria
constitui uma grande população,
o nosso dever é socorrer agora.
Se se trata de paternalismo, é uma visão do serviço social...
mas nunca se deve falar de verdade, de amor,
a quem está com fome.
O primeiro gesto é minimizar a fome ...
e depois estudar as causas geradoras da fome
para poder erradicá-las.

No Evangelho Segundo o Espiritismo....
a questão está muito bem definida:
transformai as vossas esmolas em salários.
Mas até o momento de dar o salário,
sustentemos o indivíduo para que ele não morra de fome....
ou não enlouqueça, partindo para a violência.

bem explicadim...ne?

13Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 2:12 am

Convidado


Convidado

Lancelot escreveu:Na verdade, todos nós em algum momento, fazemos julgamentos rápidos sobre quem deve ou não receber nosso auxilio.
Também existe uma verdade, não pudemos auxiliar a todos. E tem mesmo alguns que não querem de jeito algum serem auxiliados.

A maioria do povo prefere que a solução caia do céu, ao invés de procurar e lutar por ela.

De facto, para muito ainda há a espera de uma solução que caia do céu... mas essa fase creio que entra na parte intermédia, já aqui referida, que consiste em educar e "ensinar a pescar". Alguns não pescam por orgulho, por não quererem sequer um auxílio (inicial ou intermédio), alguns não pescam por comodismo (esperam sempre que lhes dêem e não sabem o que é a energia de troca), alguns não pescam por ignorância e precisam de apoio e ensinamento... De verdade, todos nós temos assuntos em que ainda não aprendemos a pescar e precisaremos de quem nos ensine. Estamos no mesmo barco, mas em situações diferenciadas. E há alturas em que até o mais bravo dos homens precisa que alguém pesque por ele... Precisamos todos uns dos outros.

Como é lógico, estou a falar de fomes que não são só físicas...

Porém, e nisto concordo em número género e grau com o Sandoval, em termos de assistência as coisas funcionam a 3 tempos. Na verdade o tempo intermédio é aquele que mais depende do indivíduo carenciado (que vai escolher se e como aprende), já que a resolução imediata, passa por alguém lhe estender a mão e a situação a longo prazo passa por uma consciência social, em que todos nós temos uma função e não nos podemos isentar.


Acredito numa "boa" e "franca" caridade. Isto é, acredito nela como Karitas, Amor. Como troca, interajuda. Algo sincero e despretencioso. Infelizmente, para muita gente caridade tornou-se sinónimo de alguma forma de obrigação, ou, pior, de uma forma de se sentir superior ou de se mostrar socialmente pela "obra cumprida", tornando a caridade numa coisa de "coitadinhos" e falsos bondosos. Enquanto essa mentalidade existir em torno da caridade, creio que ela própria acabará por surgir de algum modo distorcida na sociedade.

Um abraço aos irmãos que estão a participar do tópico, pois demonstram sem dúvida que entendem a caridade em essência... e de modo algum se inserem na distorção que muitos colocam nela.

14Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 2:23 am

Convidado


Convidado

Graça D'Alma escreveu:
transformai as vossas esmolas em salários.

Muito bem colocado.
Muito da realização de um ser humano é saber que consegue ser autónomo e sustentar-se por si próprio. É uma questão de dignidade e de honra. Para muita gente, receber uma esmola em vez de poder garantir o seu sustento através do seu trabalho é perder a dignidade. O nosso dever é ajudar a garantir a dignidade de todos e a nossa também. Garantir a Liberdade de cada um, porque é disso que se trata. De não depender e nem ter amarras.
Muitas pessoas alimentam o próprio ego sabendo que dão esmolas e têm pessoas dependendo delas.

A caridade é muito mais que "esmolas".

É prestar o auxílio imediato necessário, sim. E é apoiar a reconstrução do outro, com o que isso significar.

15Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 11:37 am

espancamente

espancamente
Conhecedor

Entendo os pontos de vista de Sandoval, Graça, Gwen, porém, houve vezes quem que o necessitado recebeu o peixe, e ao invés de agradecer, reclamou do tamanho do peixe. Sem pestanejar tomei-o de volta e mandei-o à pesca. E isso não foi apenas uma vez. Portanto, sempre dou o peixe, segurando-o pelo rabo, para, se preciso, tomá-lo de volta. Pode não ser tão bem visto aos olhos Divinos, mas eu não to nem aí... não sou anjo, nem pretendo ser, sou um simples guardião que gosta de às vezes fazer cumprir-se a Lei. fumando

http://espiritualmagiadivina.blogspot.com.br/

16Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 2:57 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Pessoal...
Epa....
Epa...
Não confundamos as coisas
tudo depende da otica ....
Ensinar a pescar, seria o ideal....
POderíamos propiciar politicas
de geração de emprego e renda...
Isso quer dizer vontade politica

Mas ...
dai faz-se necessario uma politica de educação
E no sistema capitalista, é quase que impossivel
Gerar emprego e renda aos menos favorecidos
Montamos uma lavanderia comunitaria,
...em pouco tempo
apesar dos cursos preparatorios...
para manutençao dos equipamentos
Elas conseguiram destruir tudo...
Isso é cultural!!!!
Agora quando falo em caridade.....
Tecnicamente...não precisamos de caridade
Precisamos de politicas efetivas que
resgatem nossa dignidade e respeito

Como a fome... a dor... o frio
Não espera...precismaos de atendimento imediato...
Aí...sim
Sempre que posso ....
verifico as possibilidades e a necessidade..
procuro sim...amenizar a dor do proximo...

è isso ai....

17Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty fazer o bem Ter Ago 28, 2012 8:36 pm

Mahya

Mahya
Caminhante

Graça D'Alma escreveu:Segundo DIVALDO FRANCO ...
Grande sabio do espiritismo..

Fazermos o bem, sem a exigência de observarmos os frutos do bem.
Em um país como o nosso, no qual predomina a injustiça social e
onde a miséria é alarmante ...
e o índice de excluídos e daqueles que estão abaixo da linha da miséria
constitui uma grande população,
o nosso dever é socorrer agora.
Se se trata de paternalismo, é uma visão do serviço social...
mas nunca se deve falar de verdade, de amor,
a quem está com fome.
O primeiro gesto é minimizar a fome ...
e depois estudar as causas geradoras da fome
para poder erradicá-las.

No Evangelho Segundo o Espiritismo....
a questão está muito bem definida:
transformai as vossas esmolas em salários.
Mas até o momento de dar o salário,
sustentemos o indivíduo para que ele não morra de fome....
ou não enlouqueça, partindo para a violência.

bem explicadim...ne?

Concordo com a Graça!!!
já diz um velho adágio: "Fazer o bem sem observar a quem"
e esperemos q se transforme em salário dos justos;
Claro se pudermos ajudar e ensinar a pescar e ou mesmo dar a vara para que
este alguém possa pescar , um tanto melhor.
Porém observemos uma historinha q já me contava meu velho avô:
Certo dia alguém me pediu um pedaço de peixe pq estava com fome, matei a fome e
dei a vara para que pescase tbm seu próprio peixe, no q me respondeu:
Falta o anzol...
Dei o anzol,
Falta a isca...
dei a isca,
Falta o barco...
Dei o barco,
Falta o vento!!!
o vento não posso fazer!!! "
Moral da história: O bem foi muito mais q feito, mas o beneficiário queria é moleza mesmo;
porém ao meu ver fica valendo a parte de quem fez o bem

18Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 8:44 pm

Neo

Neo
Regente

Mahya escreveu:Porém observemos uma historinha q já me contava meu velho avô:
Certo dia alguém me pediu um pedaço de peixe pq estava com fome, matei a fome e
dei a vara para que pescase tbm seu próprio peixe, no q me respondeu:
Falta o anzol...
Dei o anzol,
Falta a isca...
dei a isca,
Falta o barco...
Dei o barco,
Falta o vento!!!
o vento não posso fazer!!! "
Moral da história: O bem foi muito mais q feito, mas o beneficiário queria é moleza mesmo;
porém ao meu ver fica valendo a parte de quem fez o bem

Muito bom
cafeh

19Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Ter Ago 28, 2012 9:23 pm

Convidado


Convidado

espancamente escreveu:Entendo os pontos de vista de Sandoval, Graça, Gwen, porém, houve vezes quem que o necessitado recebeu o peixe, e ao invés de agradecer, reclamou do tamanho do peixe. Sem pestanejar tomei-o de volta e mandei-o à pesca. E isso não foi apenas uma vez. Portanto, sempre dou o peixe, segurando-o pelo rabo, para, se preciso, tomá-lo de volta. Pode não ser tão bem visto aos olhos Divinos, mas eu não to nem aí... não sou anjo, nem pretendo ser, sou um simples guardião que gosta de às vezes fazer cumprir-se a Lei. fumando

A meu ver, meu caro... Também isso faz parte da segunda etapa. Aprender por vezes dói e passa por essas pequenas lições de tirar o peixe para que a pessoa tome consciência e procure a gratidão e o reconhecimento de que precisa fazer por si.
Não esquecendo que nunca nos cruzamos com ninguém por acaso... E nesse caso, também as lições que são trazidas são as necessárias. Quem disse que sua estava errada?

20Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qua Ago 29, 2012 3:19 pm

Nienna

Nienna
Regente

Sandoval escreveu:

Na minha opinião... acho que não importa se a condição em que vive é merecida ou injusta... se é aprovação ou acerto de contas....O que importa é a ação que tomamos... e essa tem que ser livre de qualquer sentimento de suposição ou julgamento...porque .... muitas vezes usamos isso como justificativa para ação que relutamos a realizar...

Sandoval

Sandoval, sua colocação foi bem interessante.

Como eu ja disse anteriormente, caridade é doar algo de si sem esperar receber nada em troca. Por que vou esperar um agradecimento?
É bem verdade que dói muito quando não recebemos o reconhecimento pelos nosso atos. Mas não foi o próprio Jesus que sempre operou milagres e nunca esperou recompensas? Pq eu, imperfeita como sou, devo esperar?
Jesus, deixou de salvar Maria Madalena pq ela era adultera?
Ele poderia ter dito para si mesmo--> "Ela é uma adultera, será apedrejada por causa de suas próprias ações. Está colhendo o que plantou!"

Enfim, não cabe a mim julgar os motivos que levaram aquela pessoa a aquela situação. Pois bem sabemos que não existem injustiças, mas sim karma ou lei do retorno.
Em minhas observações da existência, tenho visto muita gente cavar seu próprio buraco, mas não é por isso que devo deixar de ajudar.
Esta é a minha missão.

Mas claro que respeito quem pensa de outra forma. O mundo é assim desde que o tempo é tempo. Muitos pensam de uma forma, e outros tantos pensam de outa... Smile

21Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qua Ago 29, 2012 5:29 pm

espancamente

espancamente
Conhecedor

Aí a ajuda fica bem subjetiva, o mano tá lá cavando a cova dele, me pediu ajuda, por que negar não?
Ajudemos o dito cujo ir pro buraco! Razz

http://espiritualmagiadivina.blogspot.com.br/

22Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qua Ago 29, 2012 11:55 pm

Nienna

Nienna
Regente

espancamente escreveu:Aí a ajuda fica bem subjetiva, o mano tá lá cavando a cova dele, me pediu ajuda, por que negar não?
Ajudemos o dito cujo ir pro buraco! Razz


kkkkk Não foi nesse sentido que eu falei, mas tudo bem. kkkk

23Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qui Ago 30, 2012 12:14 am

MAGGOBRANCO

MAGGOBRANCO
Determinado
Determinado

Palavras do Magguinho... hihi


"Dar o peixe até que o pupilo aprenda a pescar por si só" não nos matará de fome não... Cool



Vai que tu ensina a pescar e o cara tem uma maré de azar e não pega nada No ... certamente desvirtuará e irá a encontro do "mais fácil" Twisted Evil , surgirão consequências desastrosas para ele e quem o rodeia... e ficará posteriormente um "sentimentozinho de culpa doh " em nosso coração por não termos prestado o devido auxílio a um irmão confuso scratch porque nos achamos bons o suficiente para "ensinar a pescar"... verdinho




Correcto???

24Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty Re: Dar o peixe ou ensinar a pescar Qui Ago 30, 2012 5:57 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Por isso vc deve acompanhar ele nas primeiras pescarias. E acompanhar não significa dar, significa acompanhar.

fumando (As saudades que eu tinha de um bom havano.)

https://portaisdeluz.forumeiros.com

25Dar o peixe ou ensinar a pescar Empty nas primeiras pescarias Sex Ago 31, 2012 10:21 pm

Mahya

Mahya
Caminhante

Lancelot escreveu:Por isso vc deve acompanhar ele nas primeiras pescarias. E acompanhar não significa dar, significa acompanhar.

fumando (As saudades que eu tinha de um bom havano.)
Exato!!!
Acompanhar nas primeiras pescarias... (concordo plenamente)
não podemos nos esquecer que também o professor muito aprende com o aluno,
ou achamos q sabemos tudo e nada temos a aprender?
esta é uma mania do ser humano, crer q já sabe tudo

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos