Orixás
Pai Oxalá
Orixá da fé, da paz e da pureza, Pai Oxalá é o grande Pai celeste da Umbanda, pois sem fé não há religião. Oxalá irradia constantemente vibrações de fé na nossa vida, fortalecendo-nos na sua luz. A sua presença deixa-nos positivos, confortados, plenos, seguros e confiantes na vida e em nós mesmos.
Mãe Logunã (Oyá Tempo)
Orixá do Tempo, Mãe Logunã ampara-nos e conduz-nos nos caminhos da fé. A sua presença na nossa vida desperta em nós o sentido, o sentimento de religiosidade que sustenta a nossa crença. Senhora das soluções inimagináveis, ensina-nos que na força da fé e no mistério do tempo todos os desígnios do Pai são concluídos e tudo se resolve.
Mãe Oxum
Orixá do amor, Mamãe Oxum é a Senhora das uniões, a Deusa da concepção. É o elo que junta e atrai os afins. Senhora do ouro, da beleza, das riquezas e da prosperidade, estimula-nos a nos unir, agregar, somar, a conceber e fazer crescer tudo aquilo que amamos em todos os campos da vida, tanto material como espiritual.
Oxumaré
Orixá das cores e da alegria, Pai Oxumaré renova o nosso íntimo, a nossa vida. Sempre que algo ou alguém perde a condição natural de subsistir em equilíbrio, a força reformadora de Oxumaré actua, criando as condições ideais para restaurar os nossos sentimentos, ideias, conceitos e atitudes para que tudo seja reconstruído em equilíbrio e harmonia.
Pai Oxóssi
Orixá do conhecimento, a sua presença na nossa vida estimula-nos a nos expandir, a buscar (“caçar”) os meios de crescermos e evoluirmos perante as dificuldades da vida. Associado à fartura e às matas, Pai Oxóssi é o guardião dos segredos da floresta, é o cientista, o doutrinador que traz os ensinamentos que alimentam a nossa alma.
Mãe Obá
Orixá da sabedoria, Mãe Obá é estimuladora do nosso raciocínio, traz o entendimento e a concentração. A sua irradiação torna-nos capazes de assimilar a realidade visível ou perceptível à nossa volta. Está associada à verdade, ao que é perene e consistente na vida. É a terra que germina no seu ventre as sementes do conhecimento.
Pai Xangô
Orixá da justiça, Pai Xangô é em si mesmo o próprio equilíbrio divino. A sua acção visa manter cada coisa no seu devido lugar. A sua irradiação estimula-nos a “pesar” as coisas para que não sejamos irracionais, emotivos e incoerentes nas nossas acções e julgamentos, pois só assim seremos capazes de agir com certeza, razão e firmeza na nossa vida, para que jamais actuemos contra as leis que protegem a vida.
Mãe Egunitá (Oro Iná)
Orixá pouco conhecido na Umbanda por não ter a sua origem revelada entre os antigos povos africanos. Senhora do fogo consumidor que purifica os nossos males, os nossos vícios e os nossos excessos. Mãe Egunitá estimula-nos a buscarmos o sentido de justiça e rectidão nas nossas vidas, nutrindo-nos com a chama da vida que energiza e liberta os nossos corações.
Pai Ogum
Orixá regente das milícias celestes, Pai Ogum é a própria Lei Divina. É ordenador por natureza, pois estabelece a harmonia onde é preciso. Senhor das demandas e dos caminhos, está sempre pronto a defender-nos de investidas que desvirtuam o nosso caminhar, estimulando-nos a ter força e coragem para enfrentarmos as batalhas da vida.
Mãe Iansã
Senhora dos ventos e das tempestades, Mãe Iansã é o próprio sentido de direcção da Lei. A sua acção na nossa vida direcciona-nos a buscar um novo sentido, direcção ou meio de vida. Conhecida como Senhora dos Eguns, recolhe os seres fora-da-Lei e recondu-los aos seus locais de merecimento ou campos de evolução onde facilitará a sua caminhada dentro dos ditames da Lei Divina.
Pai Obaluaiê
Senhor das formas, das passagens e das transformações, Pai Obaluaiê é a própria evolução. Conhecido como o Orixá da cura, a sua acção em nossas vidas estimula-nos a buscar a sabedoria que nos faz crescer e melhorar não só fisicamente, mas também interiormente e em todos aos campos da vida.
Mãe Nanã
Associada à cura, à vida e à morte, Mãe Nanã actua sobre o mental e o emocional dos seres que estão em desequilíbrio. Traz a calma que depura os conceitos, ideias e sentimentos deturpados, criando assim novas condições interiores para que possamos evoluir e curamo-nos. Orixá que rege a maturidade, estimula-nos a agirmos de forma racional e sábia perante os mais diversos assuntos da vida.
Mãe Iemanjá
Mãe da vida, Orixá da criação e da geração, Mãe Iemanjá está na origem de tudo o que é criado e gerado no universo, por isso algumas de suas lendas a descrevem como Mãe de todos os outros Orixás. O amor e amparo maternal são uma das principais características desta amada mãe que estimula de forma intensa um amor único pela nossa hereditariedade, amparando e protegendo os lares e as famílias.
Pai Omolu
Orixá sustentador da vida, Pai Omolu é o Orixá curador. A sua actuação na nossa vida tanto paralisa os desequilíbrios causadores dos distúrbios físicos como infertiliza todos os desvirtuamentos psíquicos e emocionais que levam a atentar contra os valores mais nobres da vida. É conhecido como Orixá da morte, pois conduz os espíritos após o desencarne ao seus locais de evolução ou reeducação.
Exu
Orixá do vigor e da vitalidade e da transformação. Guerreiro da Luz na escuridão, Exu é o guardião dos caminhos, é a força responsável pelo esgotamento cármico, pois vitaliza, neutraliza ou desvitaliza os nossos sentidos desvirtuados. Mensageiro dos Orixás, é o “mais bem informado” de todos pois seus mistérios ligam-no a todos os outros.
Pombagira
Orixá dos estímulos e dos prazeres. Pombagira resguarda os nossos íntimos e a nossa evolução, desestimulando pensamentos, sentimentos, emoções e desejos deturpados antes que os mesmos nos derrubem em abismos profundos, deixando-nos presos às nossas próprias tormentas. Senhora dos caminhos à esquerda, Pombagira incita-nos a buscarmos com gozo e satisfação a realização da nossa jornada rumo à felicidade.
Exu-mirim
Orixá das intenções, Exu-mirim está sempre “de olho” nas verdadeiras razões por trás de todas as acções. Sua função é resguardar-nos e ao meio. Assim, cria toda a sorte de encrenca, digo empecilhos visando anular a realização dos que são negativos, ao mesmo tempo que ampara, auxilia e impulsiona a concretização dos positivos. “Desenrolando”, os meios e os caminhos para que se concretizem sem grandes complicações.
Pai Oxalá
Orixá da fé, da paz e da pureza, Pai Oxalá é o grande Pai celeste da Umbanda, pois sem fé não há religião. Oxalá irradia constantemente vibrações de fé na nossa vida, fortalecendo-nos na sua luz. A sua presença deixa-nos positivos, confortados, plenos, seguros e confiantes na vida e em nós mesmos.
Mãe Logunã (Oyá Tempo)
Orixá do Tempo, Mãe Logunã ampara-nos e conduz-nos nos caminhos da fé. A sua presença na nossa vida desperta em nós o sentido, o sentimento de religiosidade que sustenta a nossa crença. Senhora das soluções inimagináveis, ensina-nos que na força da fé e no mistério do tempo todos os desígnios do Pai são concluídos e tudo se resolve.
Mãe Oxum
Orixá do amor, Mamãe Oxum é a Senhora das uniões, a Deusa da concepção. É o elo que junta e atrai os afins. Senhora do ouro, da beleza, das riquezas e da prosperidade, estimula-nos a nos unir, agregar, somar, a conceber e fazer crescer tudo aquilo que amamos em todos os campos da vida, tanto material como espiritual.
Oxumaré
Orixá das cores e da alegria, Pai Oxumaré renova o nosso íntimo, a nossa vida. Sempre que algo ou alguém perde a condição natural de subsistir em equilíbrio, a força reformadora de Oxumaré actua, criando as condições ideais para restaurar os nossos sentimentos, ideias, conceitos e atitudes para que tudo seja reconstruído em equilíbrio e harmonia.
Pai Oxóssi
Orixá do conhecimento, a sua presença na nossa vida estimula-nos a nos expandir, a buscar (“caçar”) os meios de crescermos e evoluirmos perante as dificuldades da vida. Associado à fartura e às matas, Pai Oxóssi é o guardião dos segredos da floresta, é o cientista, o doutrinador que traz os ensinamentos que alimentam a nossa alma.
Mãe Obá
Orixá da sabedoria, Mãe Obá é estimuladora do nosso raciocínio, traz o entendimento e a concentração. A sua irradiação torna-nos capazes de assimilar a realidade visível ou perceptível à nossa volta. Está associada à verdade, ao que é perene e consistente na vida. É a terra que germina no seu ventre as sementes do conhecimento.
Pai Xangô
Orixá da justiça, Pai Xangô é em si mesmo o próprio equilíbrio divino. A sua acção visa manter cada coisa no seu devido lugar. A sua irradiação estimula-nos a “pesar” as coisas para que não sejamos irracionais, emotivos e incoerentes nas nossas acções e julgamentos, pois só assim seremos capazes de agir com certeza, razão e firmeza na nossa vida, para que jamais actuemos contra as leis que protegem a vida.
Mãe Egunitá (Oro Iná)
Orixá pouco conhecido na Umbanda por não ter a sua origem revelada entre os antigos povos africanos. Senhora do fogo consumidor que purifica os nossos males, os nossos vícios e os nossos excessos. Mãe Egunitá estimula-nos a buscarmos o sentido de justiça e rectidão nas nossas vidas, nutrindo-nos com a chama da vida que energiza e liberta os nossos corações.
Pai Ogum
Orixá regente das milícias celestes, Pai Ogum é a própria Lei Divina. É ordenador por natureza, pois estabelece a harmonia onde é preciso. Senhor das demandas e dos caminhos, está sempre pronto a defender-nos de investidas que desvirtuam o nosso caminhar, estimulando-nos a ter força e coragem para enfrentarmos as batalhas da vida.
Mãe Iansã
Senhora dos ventos e das tempestades, Mãe Iansã é o próprio sentido de direcção da Lei. A sua acção na nossa vida direcciona-nos a buscar um novo sentido, direcção ou meio de vida. Conhecida como Senhora dos Eguns, recolhe os seres fora-da-Lei e recondu-los aos seus locais de merecimento ou campos de evolução onde facilitará a sua caminhada dentro dos ditames da Lei Divina.
Pai Obaluaiê
Senhor das formas, das passagens e das transformações, Pai Obaluaiê é a própria evolução. Conhecido como o Orixá da cura, a sua acção em nossas vidas estimula-nos a buscar a sabedoria que nos faz crescer e melhorar não só fisicamente, mas também interiormente e em todos aos campos da vida.
Mãe Nanã
Associada à cura, à vida e à morte, Mãe Nanã actua sobre o mental e o emocional dos seres que estão em desequilíbrio. Traz a calma que depura os conceitos, ideias e sentimentos deturpados, criando assim novas condições interiores para que possamos evoluir e curamo-nos. Orixá que rege a maturidade, estimula-nos a agirmos de forma racional e sábia perante os mais diversos assuntos da vida.
Mãe Iemanjá
Mãe da vida, Orixá da criação e da geração, Mãe Iemanjá está na origem de tudo o que é criado e gerado no universo, por isso algumas de suas lendas a descrevem como Mãe de todos os outros Orixás. O amor e amparo maternal são uma das principais características desta amada mãe que estimula de forma intensa um amor único pela nossa hereditariedade, amparando e protegendo os lares e as famílias.
Pai Omolu
Orixá sustentador da vida, Pai Omolu é o Orixá curador. A sua actuação na nossa vida tanto paralisa os desequilíbrios causadores dos distúrbios físicos como infertiliza todos os desvirtuamentos psíquicos e emocionais que levam a atentar contra os valores mais nobres da vida. É conhecido como Orixá da morte, pois conduz os espíritos após o desencarne ao seus locais de evolução ou reeducação.
Exu
Orixá do vigor e da vitalidade e da transformação. Guerreiro da Luz na escuridão, Exu é o guardião dos caminhos, é a força responsável pelo esgotamento cármico, pois vitaliza, neutraliza ou desvitaliza os nossos sentidos desvirtuados. Mensageiro dos Orixás, é o “mais bem informado” de todos pois seus mistérios ligam-no a todos os outros.
Pombagira
Orixá dos estímulos e dos prazeres. Pombagira resguarda os nossos íntimos e a nossa evolução, desestimulando pensamentos, sentimentos, emoções e desejos deturpados antes que os mesmos nos derrubem em abismos profundos, deixando-nos presos às nossas próprias tormentas. Senhora dos caminhos à esquerda, Pombagira incita-nos a buscarmos com gozo e satisfação a realização da nossa jornada rumo à felicidade.
Exu-mirim
Orixá das intenções, Exu-mirim está sempre “de olho” nas verdadeiras razões por trás de todas as acções. Sua função é resguardar-nos e ao meio. Assim, cria toda a sorte de encrenca, digo empecilhos visando anular a realização dos que são negativos, ao mesmo tempo que ampara, auxilia e impulsiona a concretização dos positivos. “Desenrolando”, os meios e os caminhos para que se concretizem sem grandes complicações.