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A Dificil Tarefa de Educar

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1A Dificil Tarefa de Educar Empty A Dificil Tarefa de Educar Qua Jun 26, 2013 3:51 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Saudações.

Gostaria de partilhar convosco um texto de um querido irmão meu.

Meditem sobre o texto


A difícil tarefa de educar.......
As ações comuns de uma sociedade, são nada mais nada menos que reflexos de uma educação baseada em conceitos que formam o caráter dos cidadãos....... Atualmente, o que mais se evidencia em nossa sociedade são atitude de corrupção, dívidas financeiras, crimes hediondos , desrespeito ao cidadão e descaso com os mais necessitados...... mas porque a sociedade atual está tomando este rumo de comportamento ????
Certo dia um filho amado pediu aos pais certe importância em dinheiro “emprestado’, para a tender o que se poderia considerar como desejo fútil...... os pais como de costume de não querer negar nada ao filho, para que não se sinta inferior aos seus colegas, ou então para se justificarem de que deram de si ao máximo para serem amados, fizeram o dito “empréstimo”.......
Só que esse empréstimo nunca foi pago pelo devedor, pois em sua mente já tinha assimilado da sabedoria que : já que sou filho, e eles sabem que não tenho como pagar, não vou nem sequer perder tempo em me justificar.....
Por outro lado , os pais em bora cientes do sentido de um empréstimo, mas como era para um filho amado contribuíram para a sabedoria moderna:  era só para comprar uma coisa boba, eu já sabia que ele não tinha como pagar, não vou nem perder tempo cobrando, se não corro risco de ser mal interpretado  e ele ficar muito magoado......
Ainda tem um outro fato muito corriqueiro na maioria dessas histórias que fica oculta a vista dos que deveriam ser os principais interessados: meus pais são muito legais, nem procuram saber, adoro eles, pois o que quero comprar custa a metade do valor, vou ter o que quero e ainda vai sobrar dinheiro..... eles não vão saber mesmo...... se consigo fazer isso com eles , conseguirei com outros também.
O que vejo nesta típica história , que hoje é comum na maioria dos lares da nova sociedade é a aplicação da sabedoria moderna onde se ensina o ser humano a ser desonesto com seu próximo – pois essa atitude comum de hoje por parte dos pais, implanta no caráter de seus filhos, o comportamento de:
1. trapaça   pela facilidade de atendimento e excesso de confiança ,
2. ganancia pelo fato de comprar o amor pelo fator financeiro ,
3.  soberba por compactuar na  ostentação de bens e futilidades  diante seus colegas ,
4. ilusão por fazerem acreditar  que basta querer que tudo vai ter,
5. insensibilidade por acreditar que não deve satisfações de seus atos....
e principalmente.....
6.  amor condicional pois presta quem serve financeiramente e enquanto puder servir financeiramente.
Fatos corriqueiros desse nível, nos faz perceber quantos difíceis dilemas nossos jovens  terão que resolver, até que se tornem adultos íntegros.  Não faz muito tempo, ser “um bom menino” significava não fazer pipi na cama nem fazer malcriação, concluir o trabalho de casa  com capricho, deixar o quarto mais ou menos arrumado, não falar palavrão, dirigir-se respeitosamente aos mais velhos; tarefas, enfim, razoavelmente simples de serem aprendidas. Isso porque valores como “honestidade e integridade” não estavam ainda em discussão.
Ser um “bom menino” hoje significa não apenas saber o que é certo ou errado, mas também conseguir se opor a atitudes (bem freqüentes) que contrariam os princípios norteadores da sociedade equilibrada - o que não é nada fácil nem para adultos, quanto mais para crianças e jovens. Opor-se ao grupo e fazer escolhas adequadas demandam forte grau de segurança. Mais ainda: significam que nossos filhos têm que estar certos, em primeiro lugar, de que solidariedade, justiça e honestidade, por exemplo, não estão “fora de moda”. 
 
Como convencê-los, no entanto, se a TV, as novelas, as atitudes de muitos adultos, os jornais, alguns programas humorísticos e até certas músicas, os bombardeiam com mensagens antiéticas que induzem  a lasciva, corrupção, drogas, violência, desrespeito e até a crimes planejados........  Como convencê-los, se parte dos colegas, com os quais convivem, já são drogados, são lascivos, desrespeitam  autoridades e a própria familia, matam por bens materiais,  dirigem sem carteira ou falsificam documentos para poder entrar nas boates antes da idade permitida em lei....tudo isso, por muitas vezes, com a anuência dos próprios responsáveis?
Criar adultos dignos depende basicamente de da maneira pela qual nós, pais, vivemos o dia-a-dia e da confiança que temos nos valores que guiam nossas ações. Ou seja, é necessário não só sermos íntegros, mas também não duvidarmos da força dos nossos princípios. Quando crianças e jovens percebem nos seus mais fortes modelos (os pais), segurança inabalável na retidão, na cooperação, na honra – independente do que estejam fazendo os vizinhos, parentes e amigos – eles muito provavelmente também acreditarão. Se, ao contrário, já que há tanta corrupção e impunidade, os próprios pais começam a moldar seus conceitos  de acordo com a conveniência do momento , visando tirar alguma vantagem sobre alguém......... em que eles irão acreditar ??????? porque não se deixar levar por essa maré ???????
O perigo maior para um jovem não são as drogas – o perigo maior é não crer no futuro equilibrado para asociedade em que vive. A falta de esperança, essa sim, é que pode levar à depressão, ao individualismo, ao consumismo exacerbado, ao suicídio, à marginalidade e às drogas. Em contrapartida a convicção num caminho produtivo a ser trilhado e o desejo de contribuir fazem com que os jovens progridam, criem, estudem e realizem.
E para ter essa confiança eles precisam conviver com pessoas que, não apenas vivam de acordo com esse modelo, mas também que não se deixem vacilar em suas convicções mediante a tantas ações negativas que surgem a nossa frente . Existe sim gente desonesta, o que não significa que muitos outros não sejam dignos, trabalhadores e corretos. Precisamos  lutar vigorosamente para que nossos filhos percebam que quem  vai conduzir  a sociedade para o equilíbrio   é “a maioria silenciosa”, aquela que é formada por pessoas honestas e trabalhadoras, e que, por isso mesmo, não  constituem notícia, nem, portanto, aparecem nos jornais e na TV. 
Os pais têm papel primordial na estruturação do caráter dos filhos. Resgatar a ética é hoje questão de sobrevivência. Que chances terá ele de sobreviver as armadilhas dessa sociedade em crise, se não estiverem solidificados em princípios de honestidade e integridade ??????...... Muita gente acha que ensinar integridade é impossível nos tempos modernos. Talvez ignorem que isso se faz basicamente através de exemplos concretos de vida no dia a dia. Se os pais vivem de acordo com princípios, estarão encorajando os filhos a seguirem seus passos, mesmo sem perceber. Por isso devemos também cobrar atitudes dos filhos,  de acordo com o nível de entendimento, quando se faz necessário corrigir qualquer ação por partes deles que venha a demonstrar desvio de conduta.
É isso tudo que no futuro, quando alcançarem a idade de auto afirmação, onde acham que são donos do mundo, por mais que venha a ocorrer pequenos vacilos, dificilmente eles se desviarão dos bons conceitos adquiridos em família....... por mais que demonstrem não ouvirem nossos conselhos ou evitarem ver nossas ações, é a nossa firmeza na integridade  que realmente vai fundamenta seu caráter......

“Cada gotinha de água contaminada que não evitarmos cair no poço de prosperidade de nosso filhos, não evitará no futuro, que eles tenham que beber dessa água suja que deixamos armazenaram para si........ “


24\06\2013                                      


M. Q. I. S. B. M. C. S. D.

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2A Dificil Tarefa de Educar Empty Mas quem deverá ser Educado? Qua Jun 26, 2013 3:52 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

            Saudações.
            Antes de entrarmos na educação em si, comecemos pelo início e tenhamos sempre em conta que nada é por acaso. Os desígnios de Deus são sempre corretos, pode-nos faltar a compreensão para tal, mas quando fazemos um resumo da nossa vida, concluímos que tudo tem uma razão de ser e de existir.
Quando um ser humano encarna, trás em si duas missões:
a)Resgatar e concluir missões antigas, que se encontram incompletas.
b)Completar novas missões que auxiliem em sua evolução.
Esta serão as missões pessoais de cada ser humano, mas e quanto ás missões coletivas?
A primeira missão coletiva, inicia-se quando o ser humano encarnado é colocado no seio de uma família. Será sempre numa família específica e escolhida para o acolher e nunca ao acaso. Essa escolha é aceite pelos diversos intervenientes no astral, pelo futuro pai físico, pela futura mãe física e pelo ser humano que irá encarnar, para não falar “daqueles” que determinam os objetivos.
Quando um ser encarna no seio de uma família, podemos dizer que existe uma dupla possibilidade de missão:
a)O ser humano que encarna vem educar e auxiliar seus pais físicos em sua evolução e no completar de sua missão.
b)O ser humano que encarna vem para ser educado e auxiliado pelos seus pais físicos de forma que resgate, complete e inicie suas missões.
Isto deixa-nos uma questão:
Afinal quem deve educar quem?
Acho que nunca saberemos num curto espaço de tempo. Só bem lá para a frente talvez consigamos discernir e atingir qual o objetivo da missão e se foi atingido ou não.
Mas temos mais um especto a ter em conta:
a)A ancestralidade genética de cada ser humano que encarna e que já está encarnado. Este aspecto talvez seja o travão maior que impede o desenrolar normal de uma missão.
Ainda temos outro aspecto a ter em conta:
a)O encarne quase sempre se dá em grupo, e com uma missão especifica em conjunto. Para entendermos isto, basta dar-mos uma olhada na história universal e nas suas diversas eras.
Agora adentremos na próxima missão coletiva:
a)A missão para com a sociedade e para com o mundo.
Finda a primeira aprendizagem e assimilação dos diversos conceitos, princípios dogmas, etc. que recebemos dos nossos pais, adentramos num nível maior, a sociedade onde estamos inseridos. Nesta faixa temos sempre uma missão específica para uma determinada sociedade, auxiliando na sua evolução, desenvolvimento e crescimento.
Feita mais esta etapa, surge-nos outra missão:
Transmitir valores, conceitos, princípios, etc, baseados na nossa aprendizagem de vida, ou seja, deixar nosso legado ás gerações vindouras. Ou seja, a nossa missão para com o mundo.
 
Aqui termino a minha introdução.
 

Continuo em breve.


Lancelot

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