Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21 EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TERAPIA ATRAVÉS DO HERMETISMO NO SECULO 21

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Monge Copista

Monge Copista
Admin

A antiga coletânea de textos atribuídos a Hermes Trismegisto − produz um efeito que pode ser descrito como “calmamente revolucionário”, estes textos dirigem a mente do cidadão moderno de volta para o alto, e o liberta das estreitas preocupações de curto prazo do eu pessoal. “Hermes” é o nome grego de uma figura mítica transcendente, um deus conhecido no Egito como Thot e no mundo romano como Mercúrio, mas que também está ligado ao mistério de Buddha.......

São sete as principais leis herméticas, estas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion"[1] que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion seria um derivado grego da mesma raiz da palavra Cabala, que em hebraico significa "recepção". De forma resumida, olivro descreve as seguintes leis herméticas :

Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental."
Lei da Correspondência: "o que está fora é o reflexo do que está dentro".
Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"
Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".
Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".


A sabedoria esotérica liberta a consciência humana, porque ensina a alcançar a paz sem a intermediação deste ou daquele ritual ou sacerdote..... Sentimentos menores como medo, raiva, ambição e preocupações pessoais perdem sentido quando o indivíduo contempla as verdades universais. Se olharmos para o alto, o céu noturno nos mostrará um número ilimitado de estrelas situadas a milhões de anos-luz. Quando pensamos no cosmo a partir de uma visão teosófica ou hermética, redescobrimos com humildade a nossa pequena existência como indivíduos. A grande tarefa existencial é tornar a nossa breve vida física muito mais significativa, através da ampliação dos nossos limites de espaço e tempo...... Os sábios colocam conscientemente a sua existência individual dentro do contexto imenso do espaço e tempo infinitos.

No entanto, enquanto a cabeça se eleva, é necessário manter os pés firmemente no chão. Excessos de sonho ou de ambição atrapalham. Mesmo os sonhos “espirituais”, se não forem acompanhados e testados pela ação prática correspondente, serão muito mais parte do problema do que da solução..... Para ligar o sonho com a realidade, é preciso desenvolver três virtudes ao mesmo tempo: paciência para aceitar o que não pode ser mudado, coragem para mudar o que pode ser mudado, e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Isso não é tudo. Devemos também simplificar a nossa vida. É recomendável diminuir a quantidade de metas e de preocupações. Assim, o aprendiz aprende pouco a pouco que renunciar à pressa é libertar-se interiormente. E só então a prática da contemplação ganha um espaço duradouro em sua existência. A partir deste momento o sentimento de paz se faz mais presente, porque ele começa a transcender a ilusão. Apesar das suas limitações, os textos atribuídos a Hermes Trismegisto ajudam a mapear o caminho deste aprendizado........


Quase dois mil anos depois, seu conteúdo e sua visão da vida respondem adequadamente aos desafios enfrentados pelo cidadão da primeira parte do século 21. Um deles é a ilusão materialista que domina as mentes de milhões de pessoas. A visão meramente material da vida está na origem da injustiça social, da destruição do meio ambiente, das guerras, do crime, da violência urbana e da corrupção na política. Vítimas da premissa materialista, alguns cidadãos explicam a sua situação da seguinte maneira:

“Eu gostaria de estudar filosofias e religiões orientais, mas como posso fazer isso tendo tantas contas por pagar?”

E outros garantem:

“Minha prioridade pessoal é realmente aprender mais sobre a vida, conhecer a mim mesmo e fazer o bem aos outros. Antes disso, porém, preciso ganhar dinheiro.”

Este tipo de atitude é frequente mas não é realista. A chave da transição pessoal para os padrões vibratórios da sociedade saudável do futuro está em aceitar aqui e agora a simplicidade e aquela paz interior que é incondicional e não depende de condições externas para acontecer. Isso não significa abandonar as responsabilidades pessoais diante da vida, mas implica fazer um uso correto do tempo......

Estas idéias e realidades são de grande utilidade prática para o cidadão atento do século 21, e isso por um motivo muito simples. Cada ser humano mantém, inevitavelmente, um contato direto com o universo, em todos os seus níveis de sutileza e de densidade, e obedece sempre às suas leis, seja consciente ou inconscientemente.

“Quando a alma [eu inferior] se deixa conduzir pelo intelecto [eu superior], este a banha com sua luz e se opõe às suas tendências nocivas. Do mesmo modo que um médico pode provocar sofrimento tratando da parte danificada quando o corpo está doente, assim também o intelecto pode provocar dor na alma ao afastá-la do princípio do prazer, do qual surgem todas as doenças anímicas.” Para a filosofia hermética, as dores humanas − físicas ou emocionais − são uma doença que surge da busca instintiva do prazer......

Quando a alma [emocional] segue a razão ou intelecto [sede da sabedoria], ela é banhada pela luz da verdade que tudo harmoniza. Mas ocorre o contrário, quando as almas não conseguem a orientação do intelecto e ficam reduzidas à condição de animais. Neste caso, a lei divina, isto é, a lei do Carma, irá fazer com que colham o que plantaram, até que compreendam o seu erro e o corrijam na prática.

A Lei do Universo regula todas as coisas e conduz a consciência humana ao mundo divino. À medida que o indivíduo se liberta da ilusão das formas externas, ele aprende a navegar no oceano insondável e sem limites da verdade suprema..... No mundo externo, ele se afasta gradualmente das ilusões teológicas criadas por igrejas. Ele passa a vivenciar pessoalmente uma ética universal que resulta da percepção da sua própria unidade individual com todos os seres.

Ele sabe que o universo é um ecossistema. Assumindo responsabilidade por seus atos e por tudo o que lhe acontece, ele abandona a ignorância espiritual para cruzar o portal da gnose , o conhecimento sagrado, a sabedoria divina ou theos-sophia, que o liberta gradualmente dos ciclos de vida inconsciente.......

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos