Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
Hidromel EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
Hidromel EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Hidromel EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Hidromel EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Hidromel EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Hidromel EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Hidromel EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Hidromel EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Hidromel EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Hidromel

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Hidromel Empty Hidromel Qui Ago 23, 2012 11:10 pm

Alerin

Alerin
Determinado
Determinado

Pessoal, tenho preparado meu próprio hidromel há pelo menos 1 ano, então resolvi compartilhar minha experiência com vocês relatando minha receita aqui.

Vamos começar com o seguinte: tira fora essas afrescalhações que se vê por aí de incluir limão, sache, etc etc, qdo vcs dominarem melhor o processo aí sim podem brincar um pouco com condimentos.

Receita para hidromel suave. Qtde: 10 litros

7,5 litros de água mineral, de preferencia aquela engarrafada que vc compra no mercado, para evitar ter que ferver para eliminar possiveis contaminações.
2,5 litros de mel - eu prefiro de eucalipto ou laranjeira, fica a critério. Se o seu fornecedor só vende por quilo, é algo em torno de 3.5 kg (a densidade do mel é maior que a da água, não esqueçam)
6 gramas de fermento biológico granulado. Pode ser aquele de pão mesmo, mas granulado, pois nao deixa aquele sabor de pão francês no final do sabor. O de barrinha é frustrante.
5 gramas de pólen seco. Serve para alimentar nosso amigo fermento.
1 fermentador - desperte seu lado macgyver e crie um, o importante é nao entrar ar durante a fermentação (imagem abaixo, lado direito).

Hidromel F54

Ok, vcs pelo menos esterilizaram os recipientes e utensilios (hipoclorito é uma mãe nessas horas).
Mistura o maximo possivel esses 2,5 litros de mel nos 7.5 litros de água. Coloca o pólen também. Uma forma que faço é aproveitar os proprios galões onde vem a água como misturadores. Forma fácil: pré aqueça o mel a +/- 50 graus e despeja na água. Pelos deuses, não fervam a água, alem de eliminarem os nutrientes ela fica com aquele gosto de mijo que interfere no sabor final, por isso pedi para comprarem ela já engarrafada.
Misturou o bagulho todo? Coloca no fermentador(es). Se está em temperatura ambiente (o mel quente pode subir um pouco a temperatura, deixe esfriar a mistura), coloque suavemente nosso amiguinho fermento e misture-o com suavidade. Fecha tudo e coloque uma valvula air-lock. Na falta de uma airlock, adapte uma mangueira saindo do topo do fermentador e terminando num recipiente com água (melhor vodka bem vagabunda, para nao formar microorganismos, ou qualquer outro sanitizador que considere válido) para nao permitir entrada de ar, somente saída de co2.
Espere pacientemente 90 dias e após isso transfira para garrafas que podem ser colocadas na geladeira. Já é consumível, mas se esperar mais 1 mes fica melhor e se colocar 2 anos num barril vc se torna meu herói automaticamente, pois nunca tive paciencia.

Se por acaso vc quiser experimentar sua obra de arte antes dos 90 dias, o fermentador tem que ter uma torneira. Mas desaconselho o paladar no caso do fermento granulado que indiquei, pois esse troço deixa meio amargo enquanto está em suspensão e só decanta (vai pro fundo) nos 30 dias finais. Se usar fermento para cerveja, aí fica bom a qualquer tempo.

Importante: nos 90 dias, o fermentador tem que ficar em algum local longe da luz, especialmente longe da luz do sol. Ao envaza-lo para garrafas, evite agitar, pois nao queremos que o fermento morto do fundo se misture ao liquido precioso. E não, coar com filtro Mellita não resolve e vc só perde o alcool por evaporação.

2Hidromel Empty Re: Hidromel Sex Ago 24, 2012 2:08 pm

suzaku

suzaku
Aprendiz

Muito bom.
Já fiz alguns experimentos (principalmente com jabuticaba, conhecidentemente colhida e preparada no dia de finados. Ficou ótimo! xD), mas ainda não fiz de hidromel.
Quem sabe nas férias.
Vlw pirat

http://fabiotessari.wordpress.com/

3Hidromel Empty Re: Hidromel Ter Ago 13, 2013 8:37 pm

Cleo

Cleo
Caminhante

Comprei uma garrafa de hidromel numa loja da especialidade: sei que o que é feito por nós tem mais valor, mas gostei muito do hidromel que adquiri.
Se tiver tempo e paciência ainda faço em casa.

4Hidromel Empty Re: Hidromel Ter Dez 10, 2013 9:41 pm

Convidado


Convidado

Alerin, descobri uma pequena cápsula do tempo em Lisboa... Diziam ser vendedores de Hidromel com receita medieval (rsrsrsrsrs)

Vendiam Hidromel na Feira Popular de Lisboa. Lembrei logo da sua pessoa!

 Wink 

5Hidromel Empty Re: Hidromel Ter Dez 10, 2013 10:23 pm

Alerin

Alerin
Determinado
Determinado

Taí um bom motivo para visitar sua terra! Ainda me planejo para isso Very Happy

6Hidromel Empty Re: Hidromel Qua Dez 11, 2013 2:52 pm

Convidado


Convidado

Alerin escreveu:Taí um bom motivo para visitar sua terra! Ainda me planejo para isso Very Happy

Pois venha! Será bem vindo...  Cool 

7Hidromel Empty Re: Hidromel Qua Dez 11, 2013 3:49 pm

Alerin

Alerin
Determinado
Determinado

Seria mesmo bom encontra-los por aí. Mas primeiro deixe-me planejar isso financeiramente.

8Hidromel Empty Re: Hidromel Qua Dez 11, 2013 8:11 pm

Convidado


Convidado

Claro, meu caro... Esse é o mal de nós todos! heheheheheh

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos