Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
SOMOS TODOS LIVRES EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
SOMOS TODOS LIVRES EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

SOMOS TODOS LIVRES

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1SOMOS TODOS LIVRES Empty SOMOS TODOS LIVRES Ter Jun 11, 2013 1:15 am

Monge Copista

Monge Copista
Admin

Muita gente confunde a expressão “livre pensamento” com religiosidade e/ou crença em deidades. Mas este é um erro mais do que comum. O ponto é que tais ideais vieram da Revolução Francesa: Liberté, Egalité, Fraternité, ou la mort! (Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou morte!) foram justamente o lema desta revolução.

O livre pensamento nasceu exatamente do mesmo movimento (ou ao mesmo tempo dele) que gerou, depois, a Revolução Francesa: o iluminismo. Este foi um movimento cultural da elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Assim, não poderiam haver coisas mais contrárias do que a religião e o livre pensamento.

Mas há mais do que argumentos históricos para demonstrar esta oposição: temos a lógica. O ponto é que as religiões impõem às pessoas uma forma pronta de pensar, a qual é apresentada na forma de livros sagrados (Bíblia, Torá, Alcorão, etc.), dogmas (da castidade, de ser contra a homossexualidade, o da submissão das mulheres, etc.) e de todo o tipo de mandamento criado por elas.

O próprio fato de haver uma única pessoa (o Papa, no caso da ICAR) para fazer a “ligação a deus” já garante a ideia do pensamento único. (Não se esqueça que o papa é dito infalível.) Os dogmas, que são históricos de cada religião, garantem que esse pensamento seja, além de único, imutável. Ou seja, é a melhor forma de garantir que exista uma única verdade fundamental e imutável, à qual todos os seguidores daquela religião estarão submetidos.

A própria estrutura religiosa, que apresenta um clérigo que fala e uma multidão que apenas ouve, sem a permissão de questionar ou discordar, é outro fator que garante o pensamento único e imutável. Esta estrutura é a garantia contra qualquer tipo de debate de ideias, o qual poderia garantir sua evolução no tempo e, assim, a possibilidade de que se encontre ideias melhores.

Exatamente por isso tudo o livre pensamento é absolutamente contra que se sigam ideias por mera tradição, a imposição de qualquer autoridade inquestionável e o estabelecimento de qualquer dogma. É a garantia básica para que debates possam existir, assim como de que as diferenças possam ser aceitas, por mais que se discorde delas.

É por isso tudo, também, que o livre pensamento exige diversas outras liberdades, sendo a principal delas a “liberdade de expressão” (sem agredir a moral, o respeito e o sentimento de quem quer que seja). Calar alguém é, em suma, castrar ideias que, se debatidas, poderiam nos levar a lugares melhores.

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
— Evelyn ]eatrice hall


Outra exigência do livre pensamento a respeito de ideias, é que todas devem ser debatidas, analisadas e reanalisadas, refutadas, argumentadas, defendidas e combatidas, de preferência com argumentos. Esse é seu papel, caso contrário jamais poderão ser testadas para avaliar sua correção ou erro.

Assim, o livre pensamento não é, necessariamente, contra a crença em deidades. Tanto é verdade que deístas também são tidos como livres pensadores. Afinal, o deísmo nada mais é que uma postura filosófica que admite a existência de um deus criador, mas que não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas sem interferência divina. Isto inclui, por óbvio, os agnósticos também. Quanto a ser contra ou não a crença em divindades, vai de cada livre pensador – e normalmente é assim que os ateus (ou ao menos alguns ateus) pensam.

Portanto, o problema do livre pensamento não é com crenças, mas com a tentativa de impor crenças e formas únicas de pensar às demais pessoas. Isto inclui não só a religião, mas também as pseudociências. Quer dizer, não importa que você acredite em X ou Y, apenas não tente impor suas crenças às demais pessoas: deixe-as pensar por si mesmas, analisar os argumentos e possíveis evidências para, depois, concluir algo. O que é exatamente o contrário que as religiões fazem: “aceite e cale a boca, ou será excomungado”.

Isso tudo é que é o livre pensamento . Não é ser contra pessoas por suas crenças, mas é ser contra o pensamento único e imutável, contra a imposição a intolerância ao diferente que isto gera. O livre pensamento não é, nem nunca será, religiosidade ou submissão à religiosidade.

2SOMOS TODOS LIVRES Empty Re: SOMOS TODOS LIVRES Ter Jun 11, 2013 9:22 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

A MINHA LIBERDADE COMEÇA ONDE A DE MEU IRMÃO TERMINA. E TERMINA ONDE A DEMEU IRMAO COMEÇA.

Sugestões sempre existiram, existem e sempre existirão, mas até onde estamos dispostos a romper com as amarras sugestivas da sociedade?
E quem nos garantirá o sucesso da nossa liberdade?
E desde quando temos que caminhar juntos o mesmo caminho?

Não será o termo liberdade sinónimo de ilusão?

Que cada um conquiste sua liberdade pessoal, percorrendo o seu proprio caminho, ultrapassado as suas próprias dificuldades, travando as suas proprias batalhas....

Mas acima de tudo, QUE SEJAM FELIZES, LIVRES OU NÃO.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

3SOMOS TODOS LIVRES Empty Re: SOMOS TODOS LIVRES Ter Ago 13, 2013 7:10 pm

Cleo

Cleo
Caminhante

Liberdade não é sinonimo de ilusão. Vivemos iludidos pela ignorância. Liberdade é conhecer, refletir e é de certa forma des-ilusão, ou seja desfazer as "crenças ilusórias".

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos