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Tipificações de Sistemas magicos

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tipificações de Sistemas magicos Empty Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:34 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Escolas de Magia..
Apresentamos....alguns tipos de Sistemas Magicos

Enquanto explorava as possibilidades de métodos novos e técnicas mais eficientes para praticar Magia,
eu percebi que uma perspectiva estruturalista da história da Grande Arte poderia ser útil.

Afinal, adeptos sempre desejaram traduzir a teoria e a prática da Magia na linguagem da sua própria época,
ou seja, através de diferentes modelos relacionados à visão de mundo que compartilhavam com seus colegas contemporâneos.

Porém existe um problema nessa abordagem: modelos na verdade não explicam nada, pois não passam
de ilustrações de processos reais, embora tenham grande utilidade. O que é pior, a ultra-simplificação
tende a ofuscar mais do que elucida dúvidas, e deveríamos resistir à tentação de confundir o quadro
com a paisagem (um beco sem saída onde se encontram muitos cabalistas).

Assim, os 5 (ou melhor 4+1) modelos da magia que serão apresentados a seguir podem ser
vistos como meios para se compreender a possibilidades intrínsecas a cada um dos tipos de
Sistemas de Magia mais conhecidos, em vez de explicações finais e definitivas para o modo
como a Magia funciona.

Em minha opinião, mostra-se eficiente dividir os Modelos da Magia nas seguintes categorias:

• O Modelo Espiritual

• O Modelo da Energia

• O Modelo Psicológico

• O Modelo Informático

• O Meta-Modelo



Publicado em - Morte Súbita inc.:



Última edição por Graça D'Alma em Sex Nov 09, 2012 6:59 pm, editado 1 vez(es)

2Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:36 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

O Modelo Espiritual

Este é provavelmente o mais antigo Modelo da Magia, embora talvez tenha surgido logo
depois ou simultaneamente com o Modelo da Energia. Podemos achá-lo por todo o planeta,
em culturas xamânicas assim como nos fundamentos básicos de algumas das grandes religiões.

A premissa deste Modelo é a suposição da existência de agentes autônomos do além,
quer sejam espíritos, anjos, demônios, deuses, etc.. O xamã ou sacerdote é alguém
que aprendeu como participar dessa outra realidade de forma espontânea e intencional,
que já visitou amplamente esse lugar, conhece seus costumes e linguagem especifica e
fez amizades, destruiu inimigos ou subjugou forças que passaram a lhe obedecer.

Isso é importante por que nesse Modelo toda Magia é realizada pelo intermédio desses agentes.

Segundo essa perspectiva, a Magia é percebida como qualquer efeito “sobrenatural”
causado por essas entidades que geralmente são invisíveis, e a função do adepto é
a de transformar sua vontade em realidade, o que pode ser feito por meio de preces,
troca, ou talvez até ameaças - veja o livro de São Cipriano - pela aplicação de sua
determinação e versatilidade intelectual.

O Além possui sua geografia própria, que geralmente coexiste com os lugares onde ocorre nossa
vida cotidiana, e a chave pra acessá-lo é por meio de estados de consciência alterado, uso de
substâncias controladas, ou êxtase místico que deve ser a especialidade do xamã.

Esse Modelo prevalece nos estilos tradicionalistas ou dogmáticos da Magia Ritual até os dias
atuais, e a maioria dos expoentes desse Modelo foram Franz Bardon e em certa medida
também o britânico John Dee.


3Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:40 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Modelo da Energia

O estabelecimento do Modelo da Energia no Ocidente foi marcado especificamente
pela aparição do Mesmerismo, lá pelo final do século XVIII.
Anton Mesmer, que não era um ocultista, porém foi considerado pelos seus pacientes
como um 'fazedor de milagres', redescobriu (entre outras coisas) as disciplinas antigas
do hipnotismo e do magnetismo. Ele popularizou a noção de 'magnetismo animal', que era
percebida como uma força sutil que se manifesta em todo organismo, mas ele também
fazia amplo uso de imãs para propósitos terapêuticos.

Mesmo que a Revolução Francesa tenha atrapalhado o movimento iniciado por Mesmer,
as suas idéias não foram perdidas. Elas foram levadas adiante por vários outros, em
sua maioria ocultistas, que as utilizaram para desenvolverem suas teorias sobre o
funcionamento da Magia.
Um desses foi Bulwer Lytton, da Societas Rosicruciana in Anglia (SRIA), que postulou
a existência de uma energia sutil que ele denominou de Vril, provavelmente
derivando do termo virilitas, que em latim significa 'força, poder ou energia'.

Podemos perceber interessantes paralelos entre esse conceito e as teorias vitalistas da Biologia
que apareceram mais ou menos ao mesmo tempo. Outros expoentes do Modelo da Energia foram
Reichenbach, com seu conceito de Od, Eliphas Levi e sua Luz Astral e Madame Blavastky, que
aderiu a idéia de Prana, originaria da filosofia da Yoga.
Foi também nessa época que a antropologia e a etnologia descobriram o costume corrente
na Polinésia da utilização do Mana e os estudiosos das tradições orientais começaram a
pesquisar com a noção chinesa de Ki ou Chi. Esses dois últimos exemplos mostram claramente
como a idéia da existência de uma energia sutil ocorreu bem antes do século XVIII.
Alias, podemos observar isso já nas proto-culturas xamãnicas, basta notar como nessas sociedades
há freqüentemente uma mistura entre os Modelos Espiritual e da Energia
(o xamã geralmente pede algum
poder proveniente dos deuses ou espíritos ou ao contrario, usa seu poder para exigir algo
desses agentes imateriais).
No entanto, em sua pura forma, o Modelo da Energia prescinde da ação desses agentes transcendentais.

O próprio Cosmo é visto como algo 'vitalizado' por forças ou energias invisíveis e a principal
tarefa do adepto é aprender a arte de perceber e manipular esses fenômenos.
E como tudo que existe é basicamente uma
manifestação natural dessa energia, a suposição da existência de um 'outro plano de existência'
é desnecessária.
O mago é compreendido mais como um dançarino da 'Força', do que um nômade por reinos imaginários.
Mas a chave aqui é a percepção, a utilização e o controle desses fatores é o objetivo da meditação
transcendental, ou como dizem os magos caoistas: a gnose.

As teorias e praticas relacionada ao
Modelo da Energia podem ser encontradas nos trabalhos de diversos autores, mas a sua
maior popularidade foi alcançada durante a década de 70, com o advento da chamada 'Era de Aquário',
que disseminou a crença em chakras e na kundalini

4Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:43 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

O Modelo Psicológico

A teoria do Sub-Consciente de Sigmund Freud revolucionou os modos de pensamento
ocidentais em geral, e na Psicologia especificamente.
De repente o ser humano era visto como um organismo apenas no controle parcial de si mesmo.
Enquanto a Psicologia ainda luta para alcançar o status de disciplina científica, certamente
tem encontrada muita utilização como prática terapêutica - e definitivamente também na Magia.

Esses modelos não propõem uma explicação para o modo como a Magia funciona, sua
única premissa é que o sub-consciente (o que Carl Jung chamou de Inconsciente)
vai fazer o que é necessário para que a operação mágica seja bem sucedida.

Novamente isso é atingido pelo transe, auto-sugestão e a utilização de símbolos (input sensorial seletivo)
como ferramentas para associação e método de comunicação entre a vontade consciente do adepto e
sua capacidade inconsciente que é responsável para causar os efeitos na realidade.

Aleister Crowley trabalhou muito com o Modelo Psicológico, o que não é nenhuma surpresa uma
vez que ele não só tentou acompanhar o desenvolvimento das maiores disciplinas científicas d
de sua época, como também considerava a si mesmo como o mais talentoso psicólogo de seu tempo.

Uma abordagem ainda mais radical foi formulada por Austin Osman Spare com seu
Alfabeto do Desejo e sua Magia de Sigilos, que se baseiam diretamente no Modelo Psicológico.

O brilhante sistema criado por Spare pode ser compreendido como uma inversão da
teoria dos complexos de Freud: ao suprimir ativamente sua vontade na forma de um
símbolo gráfico e posteriormente esquecendo seu significado, o mago cria um 'complexo artificial'
que então começa a atuar de maneira semelhante aos traumas inconscientes e suprimidos
que causam o comportamento neurótico.

O mago nesse modelo é um programador de símbolos e de diferentes estados de consciência,
não precisando de um plano de realidade transcendente nem mesmo de uma forma sutil de
energia, embora na prática possa trabalhar do ponto de vista de que um ou outro e talvez ambos,
existam de fato e são manipulados pelo seu inconsciente.

Autores como Anton LaVey, Israel Regardie, Dion Fortune, William Butler, Francis King,
William Gray e também Pete Carroll se aderem nessa categoria, que é o paradigma que
tem prevalecido desde a década de 80.

5Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:46 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre



Gostei muito desse Modelo Informático.....

O Modelo Informático da Magia tem se sido desenvolvido desde 1987 e ainda temos vários
debates sobre a direção que tomará no futuro, mas suas premissas básicas são as seguintes:

a) Energia é cega, precisando informação que determine o que deve ser feito.
Estes podem ser as chamadas Leis da Natureza ou ainda comandos diretos
ou estatutos de vontade.

b) Informação não possui massa ou energia. Portanto é mais rápida que a luz e não
encontra as mesmas limitações do Espaço-tempo Continuum de Einstein.
Pode então ser transmitida ou adquirida em todos os lugares e em qualquer tempo.
Em analogia, pode estar conectada mais aos fenômenos quânticos do que a relação
relativística entre massa e energia.
Ela pode, no entanto, se aderir a algum meio, a alguma organização ou a qualquer
aparelho de arquivamento de memória.

No começo desse debate ainda se acreditava que a existência de um campo morfogênico
como aquele postulado por Rupert Sheldrake deveria ser essencial para explicar o modo
como ocorre a transmissão de informação.
Isso ainda está em discussão, mas não aparenta ser essencial para explicação do
modo como a Magia opera.
O que parece mais provável é que outros conceitos o substituirão no futuro.

A aplicação desse Modelo em construção levou a criação de um Sistema de Magia
designado de Cyber-Magia
(derivado de 'cybernetics', ou seja, a 'ciência dos sistemas de controle').

Ao contrário dos outros modelos descritos acima, a Cyber-magia
não depende do estado de transe para que os efeitos sejam atingidos.
O cyber-mago ativa seus próprios bancos de memória (seu cérebro e coluna vertebral)
ou aqueles de outros praticantes.
A informação desejada é então transferida de forma análoga ao comando de copy-paste.
Essa analogia serve porque a informação (que não possui massa) não se perde nesse
processo (como seria no caso da energia), mas acaba sendo apenas duplicada e transmitida.

Esse é um ponto importante porque permite que o adepto seja capaz de realizar o ato de Magia
mesmo num estado de fraqueza generalizada, talvez até em estado de completa intoxicação,
contanto que seus sistemas básicos de suporte de vida estejam em pleno funcionamento
e os comandos sintáticos adequados sejam empregados.

É claro que essa técnica exige um grande domínio daquilo que costumava ser chamado
de efeitos da kundalini e a pratica tem nos mostrado que bastante yoga e a experiência
da meditação ajudam muito no treinamento da Cyber-Magia.

Mesmo que seja muito moderna, o aspecto pouco-tradicionalista dos princípios básicos da
Cyber-Magia podem na verdade ser uma das mais antigas formas de prática de magia já concebida.
Por exemplo, podemos encontrar vários relatos no Oriente de gurus que são capazes de transmitir t
todo seu conhecimento a um adepto antes da sua morte, o que é conseguido na prática de um
longo período meditativo em parceria.

Isso mostra que diversos Sistemas de Magia, em sua totalidade, sempre coexistiram,
o que mudou é a ênfase que se dá a cada Modelo em determinadas circunstancias

6Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:53 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

continuandoooooooooooo

Meta-Modelo de Magia

O Meta-Modelo de Magia não é tanto um modelo exatamente quanto a instrução de
como utilizar os outros modelos.
Porque não devemos esquecer o maior conselho que se pode dar a um adepto:
“Sempre use o Modelo mais adequado a seus objetivos.'
Isso pode parecer meio redundante, mas como veremos adiante não é algo assim tão obvio,
pois está embasado no lema da Magia Caótica:
“Nada é Verdadeiro....
e Tudo é Permitido”,.....
que geralmente se resume a um ultra-pragmatismo.

Mas antes de explicar isso, vamos analisar alguns exemplos
da aplicação prática desses Modelos já apresentados.

Vamos pegar o exemplo da magia curativa...
para demonstrar como esses Modelos se diferem entre si.

No Modelo Espiritual, a cura pode ser percebida como uma espécie de exorcismo:
a doença é causada por algum “mal”, ou pelo menos por entidades que não são
bem-vindas a esfera de influencia mística do mago, e que devem ser neutralizadas
ou removidas pelo xamã ou adepto.
No caso de um paciente com doença cardíaca, o xamã pode, por exemplo, “enxergar”
um lagarto verde que está alojado sobre o coração e tentar espantá-lo,
chamando pra isso a ajuda de seus guias espirituais que trataram do problema.

Devidamente exorcizado, o paciente esta livre da causa de seus males e pode se recuperar.

No Modelo da Energia, as doenças são compreendidas como o resultado de algum
desequilíbrio energético, conseqüentemente o coração do paciente pode estar
envolvido em muita (ou pouca) energia do “fogo” em seu “chakra do coração”,
e a tarefa do xamã consistiria na restauração dessa harmonia dessas energias,
restabelecendo a saúde do doente.
Isso pode ser feito pelo toque, pelo uso de cristais ou pedras preciosas,
por magnetismo ou massagem.
Com o equilíbrio restaurado, o paciente esta pronto para se sentir bem novamente..

No Modelo Psicológico, a doença é vista como algo de origem psicossomática,
o xamã deverá, portanto, fazer algum ritual com o paciente que aumente a
sua força de vontade para resistir à doença e resolver a sua situação,
ou ensinará ao doente como construir seus próprios sigilios para
que se torne saudável novamente.

Já no Modelo Informático o cyber-mago tentará transmitir uma “Mariz de Cura”
para o sistema neural do paciente ...
(ou seja, tentará criar um campo mórfico que carregue
a cópia dos componentes mentais que asseguram a sua saúde
e a sua capacidade de regeneração acelerada),
então as energias do paciente se reestruturarão de acordo com essa instrução
e este volta a ter saúde automaticamente.

Isso decorre da suposição de que é desnecessário empregar alguma força sutil
para que isso funcione, o paciente precisa apenas aprender a organizar corretamente
ou eficientemente sua própria força interior.

Dentro da perspective do Meta-Modelo, o adepto decidirá qual paradigma
deverá ser empregado antes da operação mágica, o que não exclui necessariamente a
possibilidade de se alterar modelos durante a pratica do ato, ou mesmo misturá-los.
essa decisão depende da preferência pessoal do mago e das suas experiências previas.

Portanto, pessoalmente considero que a cura de pacientes se dá de maneira muito mais fácil
quando uso o Modelo da Energia, mas quando pretendo melhorar a minha saúde o
Modelo que emprego é o Psicológico ou o Informático.

Outro fator de grande importância é o tempo.
Enquanto os rituais tradicionais realizados de acordo com o
Modelo Espiritual podem durar dias ou mesmos meses para se completarem,
operações contextualizadas no Modelo da Energia nunca levam mais do que algumas horas.

E se levarmos em consideração as técnicas de sigilização de Austin Osman Spare,
adaptadas estritamente ao Modelo Psicológico,
qualquer operação mágica pode ser completada em poucos minutos.

No Modelo Informático, no entanto, esses rituais podem ser feitos
instantaneamente, tanto melhor se forem espontâneos e involuntários

7Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sex Nov 09, 2012 2:55 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

Um diálogo típico entre novato e mestre se dá dessa forma:

'Existem espíritos?'

'Sim, existem no Modelo Espiritual.'

'E no Modelo Energético?'

'No Modelo Energético existe uma forma sutil de energia.'

'E como é isso no Modelo Psicológico?'

'Bem, no Modelo Psicológico temos que lidar com projeções de nossa mente sub-consciente.'

'Então, no Modelo Informático tem o que?'

'No Modelo Informático existem clusters de informação.'

'Certo, mas isso dai é um espirito ou não?'

'No Modelo Espiritual certamente seria.'

Esse loop lógico, é claro, pode ser uma experiência muito frustrante,
mas enquanto o principiante imagina que o adepto esta tentando fugir
da pergunta, esta ao mesmo tempo ignorando o fato de que a Magia
é um assunto tão complicado quanto a Mecânica Quântica,
e que o senso comum pode apenas limitar nosso poder criador.

O mago de hoje, ou o aspirante cyber-adepto do amanha,
não podem deixar de enfrentar o fato de que a noção de liberdade e
as limitações causadas pelo dogma são mutuamente excludentes.


Achei muito esclarecedor!!!

Fonte: Chaos Matrix

8Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sáb Nov 10, 2012 1:44 pm

Alerin

Alerin
Determinado
Determinado

Muito interessante, acaba separando cada conceito em um contexto distinto.

9Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sáb Nov 10, 2012 2:08 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

scratch scratch scratch

Estava aqui pensando,......

Magias mentais?
Magias verbais?
Magias elementares?
Magias elementais?
Magias fisicas?
etc.

Em qual modelo elas se inserem??????

scratch scratch scratch

https://portaisdeluz.forumeiros.com

10Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Sáb Nov 10, 2012 2:28 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Graça D'Alma escreveu:

Achei muito esclarecedor!!!


Saudações.

Honestamente não achei.

Muitos "paragrafos" ficaram apagados, prepositadamente ou não.
Graça não estou falando do que vc escreveu, mas daquilo que o autor esqueceu de comentar ou ocultou.

Nós Humanos, do seculo XXI, somos o resultado de inúmeros séculos, milénios de evolução.
A magia, seja ela qual for, não é diferente, a magia de hoje é resultado de milénios de evolução.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

11Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Seg Nov 12, 2012 11:53 am

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

lance......
coloquei a fonte...
VIU???

Realmente se analisarmos..não essas tipologias citadas
mas tem muuito maisssssssss

Magia verbal..
magia divina
magia cerimonial

Baixa magia...
Alta magia...
Magia negra/ branca
e mais um milhão de nomeaçoes que viram moda!!!
Errei ao falar em tipologia
Mas ...

massssssssssssssss Sad Sad Sad

12Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Seg Nov 12, 2012 12:35 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Para se redimir de seu erro,...rsrsrsr

Vc vai dançar no varão do bar.

Kkkkk



Última edição por Lancelot em Seg Nov 12, 2012 1:00 pm, editado 1 vez(es)

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13Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Seg Nov 12, 2012 12:48 pm

Graça D'Alma

Graça D'Alma
Mestre
Mestre

duel duel duel

14Tipificações de Sistemas magicos Empty Re: Tipificações de Sistemas magicos Seg Nov 12, 2012 1:01 pm

Lancelot

Lancelot
Admin

Ué....

Vc não gostou da ideia?????? bounce bounce bounce

Do varão???? bounce bounce bounce

Eu até fiquei...........

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