Olá
Acabei caindo nesse tópico pq me interesso pelos animais... Li um pouco rápido as colocações de cada um e me identifiquei com várias delas... Não sei a intenção da pergunta se é relacionada a alma em si (a essa designação em específico) ou a questão da espiritualidade do animal de maneira geral, mas uma coisa é certa, animais tem consciência. Assim como creio q todo ser vivo tem e p q n tb os minerais, entre outros?
Vejo q antes de sermos humanos ou o ser que for somos uma consciência e a manifestação dela vai depender do seu grau evolutivo. Pra mim, animais são o q possivelmente fomos um dia, na verdade eles estão em um grau de evolução ao qual tb já passamos, dessa forma, a consciência de um animal caminha para um estágio onde em um dado momento encarnará como humano. Isso n é mto difícil de compreender se nos vermos antes de tudo como consciência e n como humanos, na verdade n somos humanos, estamos nesse momento como humanos.
No prefácio de um livro de Osho, q me identifico bastante é dito:
"O processo evolucionário é um processo no desenvolvimento da consciência. As árvores são mais conscientes do que as rochas; os animais são mais conscientes do que as árvores; o homem é mais consciente do que os animais; os Budas são mais conscientes do que o homem. Estado búdico, consciência crítica, iluminação, tudo significa a mesma coisa: o florescer da total consciência. A matéria é totalmente inconsciente; um Buda é totalmente consciente. O homem está em algum lugar no meio: nem isto, nem aquilo. Ele vive num estado de limbo. Não mais um animal e não ainda um deus. Não mais o que era e não ainda aquilo que ele poderia se tornar."
Vejo mta lógica nisso e já via dessa forma, acredito nessa possibilidade, nossa consciência conforme evolui (se desenvolve, se amplia) vai adquirindo novas "roupas" proporcionando novas experiências. Um animal sempre será um animal pq ao dizer animal estamos nos referindo mais a roupa do q ao conteúdo, o conteúdo é livre e evolui, uma hora ele se manifesta em um corpo animal, na outra (qndo a consciência for mais desenvolvida) se manifestará possivelmente em um corpo humano... Mais ou menos isso...
A verdade mesmo, n sei se é possível se saber... Mas independente disso é fato q eles tem consciência, q são passíveis de sofrer de várias formas e de ter tb momentos de alegria (meus cães se acabam de brincar uns com os outros, rs). E o q percebo é q a utilização deles é banalizada. Pra mim a questão principal n é, por exemplo, se devemos ou n comê-los, antes disso, devemos olhar todo sofrimento imposto a eles de maneira absurda pela dita civilização. O mercado e a indústria são de forma geral extremamente cruéis e grosseiros com eles, as piores coisas são feitas em nome de se ganhar mais... São castrações sem anestesia, confinamentos minúsculos (galinhas poedeiras, vacas leiteiras, porcos,etc e me refiro a indústria, n a fazendinha familiar), bicos das galinhas cortados, dentes de porquinhos arrancados, pintinhos jogados literalmente no lixo vivos, etc e ainda atrocidades sem nenhuma justificativa plausível como a fabricação de vitela, foie gras entre outras ditas iguarias, onde o animal é tratado de uma maneira extremamente cruel, apenas pra agradar o paladar humano... Fora a questão ecológica relacionada a criação de animais para o consumo. Tem ainda a questão de animais de estimação onde são criadas raças para agradar o gosto humano, onde mtos criam esses animais com a intenção apenas de vender e as matrizes são tratadas como meras procriadoras e mtas vezes depois de velhas, qndo n "servem" mais são abandonadas, se engana quem pensa q o cãozinho do petshop (mesmo aquela de boa aparência) n tem chances de vir de um lugar desses, na maioria dos casos é desses lugares... Ainda tem a superpopulação de animais de rua, abandonados a própria sorte e rejeitados pela maioria q apenas quer os de raça... Tem ainda os submetidos aos mais cruéis experimentos, mtas vezes para coisas fúteis, como cosméticos... É, são mtas as situações...
Cada um tem uma visão, se tem alma ou n, se devemos comer ou n (ainda como peixe, mas acredito q n necessitamos de consumi-los, mas cada um terá sua visão), mas independente da visão e do q é possível ou n, tem esse ponto que eu expus, q são fatos, n especulações.
Existem fatos q n há como negar e penso q devemos estar atentos a esses fatos e no q podemos fazer para não contribuir, ou contribuir menos possível para essas situações agressivas sem real necessidade... Acredito q nossa "superioridade" deveria servir n para escravizar, mas para orientar/zelar, da mesma forma q o adulto deve zelar/orientar as crianças(sendo tb cruel se utilizar de seu estágio para se aproveitar de sua inocência). Acredito q isso tb faça parte de nosso desenvolvimento espiritual, atentar para tudo q ocorre ao nosso redor e em nossa função, tentando da melhor maneira possível contribuir para um planeta mais saudável, seja para nós, seja para os animais, seja para a natureza de forma geral... Pois vejo um mundo doentio onde o antropocentrismo é a desculpa para se fazer as maiores barbaridades, n só com animais, mas com os próprios humanos e que nos tem trazido guerras e destruição da natureza.
Enfim, me desculpem qualquer coisa, minha intenção de forma alguma foi ofender alguém pois esse assunto mtas vezes gera algum tipo de mágoa, mas apenas quis contribuir para uma visão mais ampla a respeito do tema.
Tudo bom a todos e espero aprender mto aqui.