A moldavite é o resultado da colisão de um meteorito com a Terra há cerca de 15 milhões de anos. Caíu onde fica agora o vale do rio Moldau, na República Checa. Estas gemas verdes estão entre os minerais mais raros do mundo - e, por consequência, são cada vez mais caras, à medida que a fonte se vai esgotando.
As moldavites têm sido apreciadas desde a Pré-história e ainda hoje são oferecidas como presentes entre a realeza. Acredita-se que a moldavite é a pedra verde do Santo Graal que teria o poder de acelerar a nossa evolução espiritual. Esta pedra tão especial formou-se quando o calor do impacto fundiu o material do meteoro com os minerais da Terra, resultando num tipo de tektite - um material verde e parecido com o vidro. É, portanto, um híbrido composto por forças terrestres e extraterrestres. Como tal, a sensibilidade da Nova Era atribui-lhe muitas virtudes de ligação com os planos superiores da existência, com os mensageiros cósmicos e com os Mestres Ascendidos.
Mesmo as pessoas menos sensíveis à energia das pedras sentem a energia da moldavite. Muitos experimentam-na como calor, como formigueiros na pele ou como o pulsar das mãos. Há também quem sinta um arrepio de energia através de todo o corpo, geralmente no sentido acendente, até ao alto da cabeça. A vibração da moldavite é um potente estimulante dos chakras, especialmente dos chakras superiores. No plano físico, é tradição relacionar a moldavite com a fertilidade, porém, o seu uso é vocacionado, sobretudo, para distúrbios psicológicos e espirituais.
Mais alguns dados sobre esta pedra:
- Dormir com uma moldavite estimula a ocorrência de sonhos lúcidos e também facilita as viagens astrais. Por esta razão é uma pedra clássica do xamanismo. A moldavite é tão poderosa que basta contemplá-la contra a luz para entrar num estado alterado de consciência.
- A moldavite desperta a consciência ecológica e ajuda à religação com o Cosmos. Muitas pessoas acreditam que esta é uma das pedras mais importantes para a Era de Aquário, pois facilita o processo de ascensão espiritual num contexto histórico em que isso é obrigatório para a nossa sobrevivência
- Ao nível físico actua mais no sentido de trazer à luz as causas das patologias do que tratando sintomas individuais. O seu uso em banhos é uma ferramenta de reequilíbrio energético extremamente poderosa podendo, inclusivé, provocar uma catarse a vários níveis - o que nem sempre se manifesta da forma mais agradável...
Cuidados e métodos de limpeza:
Por ser tão estimulante dos chakras superiores, é frequente uma pessoa sentir-se "aérea" após uma sessão. Para restabelecer a ligação com à Terra usa-se uma hematite, um quartzo fumado, pedras Boji ou, na falta destes, um quartzo hialino em bruto. A moldavite é frágil e deve ser separada de outras pedras. Pela mesma razão também não deve entrar em contacto com sal.