Universalidade Religiosa,...., termo complicado.
Para mim compreende o facto de podermos aceitar religiosidades diferentes da nossa,
A minha primeira pergunta ao ler este tópico foi precisamente "em que contexto se aplica o termo Universalidade Religiosa?"
No contexto que o Lancelot coloca, creio ser muito possível... Mas ainda precisa de tempo. Nesta altura ainda vemos grandes massas da população regerem-se por preconceito em relação a religiosidades diferentes e levará algum tempo, trabalho e/ou um grande abanão para que isso mude. Mas não tenho dúvidas de que mudará.
Creio que poderemos chegar a um ponto em que a polaridade das coisas deixe de ser o simples "bem" e "mal", mas apenas o "diferente". Eu sei que parece utópico, mas creio ser apenas uma questão de tempo. Por outro lado, não creio conseguir ver essa mudança nesta vida, já. Ainda falta "fermentar" muito desse processo... Infelizmente muita água passará ainda debaixo da ponte até que as pessoas realmente se respeitem globalmente.
À parte disso, como já coloquei num outro tópico, acredito na religiosidade única e própria de cada um, mas também acredito na Religião em si, como modo de acolher pessoas com pensares semelhantes e que partilhem de afinidades. Creio que um grau de diferenciação (não em melhor ou pior, mas em diferente) sempre será necessário, pois não somos pessoas iguais, e nesse sentido específico não acredito na Universalização de uma forma de religar ou de cultuar, mas creio na Universalização do conceito religioso, que para mim passa por respeitar e valorizar a forma única que cada um tem de sentir e viver a religiosidade.