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Portais de Luz » Religiões » Umbanda » EXU NA UMBANDA

EXU NA UMBANDA

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1 EXU NA UMBANDA em Qui Jun 12, 2014 1:43 pm

A palavra “Exu” significa, em ioruba, “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exu é o principio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinita vezes.
É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem o inicio de tudo. Exu é a força natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir.
Exu está presente, mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. É a capacidade dinâmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos que carregam, em seu plexo, o elemento dinâmico denominado Exu.

Mas, porque ele é tão mal falado por outros segmentos religiosos ??????
Será tão somente por falta de conhecimento ??????
Ou será também porque a maioria representantes da umbanda, colaboram para denegrir a imagem de EXU ????????

Abaixo segue esclarecimento de como realmente atua Exu num templo de Umbanda legítmo, para que pessoas desenformadas, levem consigo conhecimento básico para saberem exatamente onde estão pisando...


"A umbanda não pode ser responsabilizada pelos absurdos que são praticados na maioria de seus templos, assim como Jesus não pode ser responsabilizado pelos crimes praticados na idade média, por seus supostos representantes."


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2 Re: EXU NA UMBANDA em Qui Jun 12, 2014 1:45 pm

"Os exus não trabalham no desenvolvimento dos rituais de Umbanda!"

Na Umbanda os exus comparecem aos templos apenas na função de guardião da porta dos templos ao lado dos guerreiros de Ogum e demais entidades superiores da Umbanda.

Sob a supervisão de nossos Guias, podem nos ajudar a desmanchar feitiços e nesses casos são aliados de grande valor. Fora dessa condição, são seres muito mistificados por espíritos inferiores altamente malignos (quiumbas, kiumbas e rabos de encruza).

Os exus não possuem autorização para atender frequentadores em templos de Umbanda, a função deles nos templos é outra e quando um templo utiliza exus no atendimento de seus frequentadores, esse templo dificilmente é de Umbanda, portanto, existe a necessidade de muita cautela ao frequentar templos que procedem dessa forma. Normalmente são templos de Quimbanda mascarados como de Umbanda, ou então, são templos que misturam o ritual de Umbanda com o Candomblé e para esses templos usa-se o termo "Umbandomblé", para designar um templo que não é de Umbanda e também não é Candomblé.

A responsabilidade dessa conduta pertence ao dirigente de um templo, que permite o atendimento dos frequentadores de sua casa com exus e pomba gira. Para muitos deles os exus são considerados espíritos marginais do astral e esse raciocínio é errado.

Os exus não são o que é retratado pelas imagens vendidas no mercado, com chifres, tridentes, crânios, etc. E também não estão a disposição dos homens para ajuda-los em pedidos de baixa moralidade como é comum vermos na atualidade.

Os exus, embora não pertençam ao desenvolvimento dos rituais de Umbanda, são evocados pelo plano espiritual superior para nos ajudar a desmanchar trabalhos de baixa magia, por serem exímios conhecedores dessas práticas.
Os exus também são evocados por nossos Guias espirituais. Essa prática, no entanto, só ocorre raramente, a portas fechadas e sem atendimento ao público. Normalmente, o objetivo da evocação dos exus é a descarga pesada do terreiro e dos médiuns. Fora dessa prática, trabalhar com exus é praticamente falhar como médium de Umbanda.

Se for permitido o atendimento aos frequentadores de um templo por aqueles que dizem exus, entre eles estarão (sempre) os espíritos mistificadores conhecidos como quiumbas e rabos de encruza, que uma vez atraídos ao ambiente tentarão sempre desvirtuar trabalhos e enganar as pessoas.


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3 Re: EXU NA UMBANDA em Qui Jun 12, 2014 1:46 pm

Com exus não se brinca e a eles não se pedem favores banais.

Hoje, o termo exu é erradamente utilizado para designar qualquer espírito maligno, não são os verdadeiros exus que praticam as imoralidades em templos que se dizem de Umbanda, quando na realidade não o são.

Os verdadeiros marginais do astral, conhecidos como quiumbas, kiumbas, rabos de encruza ou eguns, são tão malignos e imorais que praticam e ensinam coisas que os exus "nunca" praticam e não ensinam e são atraídos para dentro dos templos de precária moralidade, local onde são praticadas a baixa magia, as matanças de animais, a exploração e a ignorância espiritual, onde a responsabilidade dessa conduta pertence ao dirigente material (Pai ou Mãe de Santo) que permitem o atendimento das pessoas com essa linha espiritual.
A entidade que se apresenta como Caboclo Xoroquê ou Ogum Xoroquê, onde a imagem representativa da entidade mostra-o metade como um Caboclo e a outra metade como um exu. A explicação popular informa que a entidade trabalha seis meses do ano como Caboclo e os outros seis meses como exu.

Isso não é verdadeiro, a Umbanda o vê como um exu mistificador de Caboclos, seu próprio bom senso pode lhe mostrar a verdade, ou seja; não se pode servir a dois senhores.

Ogum Xoroquê tem sua origem no Candomblé, mas não em todas as nações, temos noticias que ele é cultuado na nação Ketu e em locais que praticam o que é conhecido como Candomblé de Caboclo.

"Ogum Xoroquê existe apenas em algumas nações de Candomblé e nunca na Umbanda".

Conheci locais que dedicavam à linha de exu um aparato superior ao destinado aos Guias, Santos e Orixás. Ao entrar no templo, encontrava no altar as imagens dos santos, todas pequenas, lascadas e empoeiradas, mas no local destinado aos exus ou ainda pior, dentro do próprio templo, lá estava a imagem do exu ou da pomba gira com 1,80 m de altura e aos pés da imagem as reverencias e obrigações eram feitas.

Esses locais dedicam aos exus um tratamento bestial. Em determinado local cheguei a constar até sacrifícios de animais aos pés das imagens e dentro do local destinado ao desenvolvimento dos trabalhos e isso, sem a menor cerimônia... E os ignorantes acreditavam estar fazendo o certo.


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4 Re: EXU NA UMBANDA em Qui Jun 12, 2014 1:47 pm

Existem dois tipo de quimbandeiro:

Existe o quimbandeiro ignorante e mal preparado que aprendeu tudo errado com alguém mais errado do que ele e, pratica a coisa errada julgando que está fazendo o certo ao proceder dessa forma. O resultado nesses locais é a obsessão pesada que seus frequentadores passam a sofrer, sejam consulentes, médiuns e principalmente o seu dirigente. Esses locais não são templos de Umbanda e embora coloquem o nome da Umbanda em suas portas, todo tipo de exploração e safadeza lá é desenvolvida sob a alegação de fornecer ajuda para aqueles que os procuram. Normalmente exploram financeiramente os incautos que lá comparecem, alegando demandas e feitiços sobre as pessoas. Promovem grandes festas aos exus e vestem-se ricamente com adornos que nada têm em comum com os exus ou os cultos de Umbanda.

E existe o quimbandeiro consciente do que pratica e desde que sejam pagos, desenvolvem qualquer tipo de trabalho (normalmente para o mal).
Esse é o tipo mais perigoso de quimbandeiro, que consciente e conhecedor das leis de causa e efeito do mundo astral, evoca entidades de baixíssimo nível e desenvolve a magia de forma potencialmente negativa.

Fuja deles!

Nesses locais só existem o sofrimento e a vampirização.


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5 Re: EXU NA UMBANDA em Qui Jun 12, 2014 1:49 pm

A palavra EXU serve para designar algumas classificações de espíritos e o sincretismo Exu com o Demônio não corresponde à verdade.

Exu

A sua origem é milenar e foram conhecidos por muitos nomes com o passar dos séculos e remontam as escolas de magia do antigo Egito, dos Persas, dos Hebreus e dos Celtas. São espíritos que possuem altíssimos conhecimentos das leis de causa e efeito do mundo astral, o que em decorrência dessa lógica.

NÃO É QUALQUER UM QUE CONSEGUE SER UM DELES.


Orixá Exu

Sua origem é o Candomblé e lá são cultuados como um Orixá menor e o Exu Orixá não se aproxima das portas da Umbanda. A eles cabe em parte a defesa de um templo de Candomblé, onde são amplamente cultuados e reverenciado.
No Candomblé são também conhecidos como; Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú, de acordo com a nação que os cultua.
Em Iorubá a palavra exu significa "esfera", a forma geometrica perfeita, já que está de frente para todos os lados.
A Umbanda não interfere e não critica os dogmas ou rituais de nenhuma religião praticada em nosso planeta.
Embora os Orixás sejam cultuados (em parte) nos cultos de Umbanda e Candomblé, existem diferenças entre o Exu Orixá e os exus da Umbanda.
Os dois cultos seguem caminhos paralelos no culto aos Orixás, mas as linhas nunca se cruzam e cada culto segue seu caminho em harmonia.

Candomblé não é Umbanda e vice-versa.



Exu Castiço

É o exu da Umbanda e possuem a responsabilidade da guarda e proteção de nossos templos e nossos médiuns e raramente se dedicam a falar com os homens e quando o fazem, agem sempre de forma restrita e sempre por determinação do plano espiritual superior de um templo com o objetivo de ensinar SEMPRE ALGO ÚTIL a corrente de um templo sério.
Os Exus Catiços são amplamente mistificados por outras classificações de espíritos muito inferiores, por zombeteiros e por obsessores, dai a monstruosa deturpação que ocorre atualmente em seus nomes.
O Exu Catiço não pactua com os homens em coisas erradas. Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos velhos e Caboclos, é o lutador contra o mal, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.

Para o exu castiço valem duas regras:

Exu não é brinquedo
Exu não gosta de vagabundos



Exu Quiumba

Sua origem é a Quimbanda e são normalmente mistificadores dos exus catiços.
A Quimbanda exerce a pratica da magia negativa e até pode fazer o bem se assim desejar, o que é muito raro.
A Quimbanda tem também sua origem nas senzalas e é mais antiga do que a Umbanda, era praticada pelos escravos de forma a revidar os maus tratos que recebiam do branco colonizador, são lobos vestidos de carneiros. São enganadores por excelência.


Exu Kiumba

Sua origem é a Kiumbanda e são potencialmente malignos e mistificadores e quando incorporados em templos mistificadores adotam nomes de exus memoráveis.
A Kiumbanda se serve de espíritos de baixíssima evolução espiritual, seus cultos são restritos e raros são os seus templos.
Em seus rituais reina a baixa moralidade e a matança de animais, seus médiuns se vestem de vermelho e negro ou somente de negro e em seus altares são colocadas imagens de demônios de diversas origens.
São mistificadores por excelência e adotam os nomes dos exus catiços, quando incorporam em templos que se dizem de Umbanda (mas não são) e são eles que promovem as matanças de animais em encruzilhadas e cemitérios.

São espiritos totalmente desajustados perante as leis.


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