diferença existente entre ação mágica e ação religiosa.
Então para esclarecer de uma vez por todas essas duvidas vou ser bem didático
porque a partir desse esclarecimento creio que muitas outras duvidas serão sanadas:
Comecemos por esses pontos:
- - Ação ou ato religioso é aquele onde o poder divino flui e manifesta-se de
dentro para fora das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.
- - Ação ou ato mágico é aquele onde o poder divino flui de fora para dentro
das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.
Também existe uma terceira ação, que é mista ou de dupla ação e tanto age de
dentro para fora quanto de fora para dentro da pessoa necessitada de auxilio e amparo
e é denominada ação mágica-religiosa.
Após isso, vamos a outro ponto que deve ser esclarecido e que se refere ao duplo
aspecto que tudo que existe possui e são os seus lados interno e externo.
Esse duplo aspecto começa em Deus e alcança até a matéria.
Se não, então vejamos:Deus possui em si um lado ou aspecto interno inerente à Sua própria natureza
divina que é impenetrável e incognoscível para nós os espíritos, uma vez que
somos criação Dele, que é o nosso Divino Criador.
Sabemos que somos espíritos criados por Ele, mas não sabemos como essa geração
acontece “dentro” dele, pois isso e tudo mais que existe é gerado dentro desse
Seu lado interno, impenetrável, indevassável e sequer imaginável por nós de como tudo
acontece.
Mas Deus possui Seu lado ou aspecto externo, lado esse que pode ser pesquisado,
identificado, estudado e apreendido por nós, os espíritos criados por Ele.
Observando e estudando o lado externo de Deus descobrimos Suas ações ou
atos criadores na origem de tudo.
Foi essa possibilidade de observar e estudar os aspectos ou o lado externo de
Deus que levou a humanidade a descobrir a existência das Divindades e de um plano
ou dimensão divina da Criação, habitado só por seres divinos, plano esse que nos é
inaccessível porque somos espíritos e vivemos no plano espiritual da Criação.
A partir da constatação da existência dos dois “lados” da Criação, um interno e
outro externo e da existência desse duplo aspecto em tudo o que Deus criou podemos
comentar as diferenças entre ações mágicas e religiosas.
O fato é que toda a ação religiosa se realiza de “dentro para fora”.
Explicando melhor, toda ação religiosa realiza-se através do lado interno da Criação
e de tudo e de todos criados por Deus.
E toda ação mágica realiza-se através do lado externo da Criação e de tudo e
todos criados por Deus.
Com isso entendido falta diferenciar as ações propriamente ditas para reconhecer
qual é uma e qual é outra.
Vamos a alguns exemplos de ações mágicas e religiosas:
1. Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e ao consultar-se com um guia espiritual,
este,após ouvir com atenção os problemas ou pedidos de ajuda dela recomenda-lhe
que vá até um dos pontos de forças da natureza e faça uma oferenda para determinado
Orixá, pois só assim será auxiliado.
Essa é uma ação mágica porque a ajuda virá através da oferenda feita na natureza
à qual o Orixá invocado ativará e desencadeará uma ou varias ações “de fora para
dentro” da pessoa.
2. Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e o guia consultado recomendalhe
que comece a acender velas de determinada cor para um Orixá e depois se colocar
em concentração por determinado tempo.
Essa ação é religiosa porque, durante a concentração, o Orixá firmado atuara
por “dentro” da criação e por “dentro” da pessoa trabalhando o lado interno dela, desequilibrado
devido alguma ação mágica negativa que a desarmonizou internamente ou
devido seus próprios sentimentos negativos, que negativaram-na em um ou em alguns
sentidos.
Temos aí as duas ações onde a pessoa fez duas coisas parecidas mas ao ir à natureza
e fazer uma oferenda para determinado Orixá a pessoa ativou no ponto de forças
dele um “campo” mágico a partir do qual será ajudada por ele.
Essa ação vem de fora (da natureza) para dentro da pessoa (sua vida), auxiliando-
a através do seu lado externo.
Já no exemplo da vela acesa consagrada para o mesmo Orixá dentro de sua casa
e ficar em concentração, recolhimento e isolamento, essa é uma ação religiosa porque
Orixá invocado tanto atuará pelo lado de dentro da criação em beneficio da pessoa
quanto atuará a partir do intimo dela (o seu lado de dentro), pois só assim reequilibrará
seus sentidos desequilibrados e só a partir do seu recolhimento, concentração e isolamento
momentâneo poderá rearmonizar suas faculdades mentais e seu magnetismo,
recalibrando seu campo magnético e reenergizando e fortalecendo seus campos vibratórios,
facilmente trabalhados de dentro para fora, mas de difícil recalibragem quando a
ação é de fora para dentro, já que a maioria desses desequilíbrios é interna.
Existe uma grande dificuldade em diferenciar uma ação mágica de uma religiosa,
mas sempre é possível perceber as diferenças.
Vamos a mais dois exemplos:
1. Uma pessoa vai a um centro e o Guia Espiritual recomenda-lhe que tome
um banho de descarrego feito com folhas de ervas ou com flores, etc.
Essa é uma ação mágica porque o “banho” irá remover suas sobrecargas energéticas
com uma ação de fóra (o banho) para dentro (o espírito da pessoa).
2. Uma pessoa vai a um centro e o guia recomenda-lhe que faça um “amaci”
na força de determinado Orixá.
No dia acertado e após certo resguardo alimentar e comportamental a pessoa
volta ao centro e o dirigente dele ou um médium graduado aplica-lhe o amaci e manda
que se recolha em sua casa e só retire-o da “coroa” no dia seguinte.
Essa ação é religiosa porque o amaci aplicado em seu chacra coronal ou no seu
ori irá inundar seu lado interno com uma energia elemental consagrada, imantada e vibracionada
pelo Orixá invocado que a manipulará através do lado de dentro da pessoa
necessitada desse tipo de auxilio interno ou religioso.
- - Um banho de ervas é um ato mágico.
- - Um amaci de ervas é um ato religioso.
Um atua de fora para dentro e outro atua de dentro para fora, certo?
Vamos o mais um exemplo:
1. Uma pessoa vai a um centro para receber um passe, ou seja, uma ação do
Guia Espiritual para ela.
2. O Guia vê o problema da pessoa e pega seu nome em um papel ou sua
fotografia e “cruza-a” e coloca-a em seu ponto riscado ou sob os pés de uma imagem
“entronada” no altar do centro, desencadeando na vida da pessoa uma ação de dentro
para fora, pois tanto o seu ponto riscado esta ativado dentro do campo religioso do orixá
sustentador do centro quanto todo o altar é um portal para o lado divino da Criação.
Nos dois casos (o ponto riscado do guia e o altar) toda a ação, ainda que pareça
mágica, no entanto é religiosa porque o auxilio virá diretamente do “lado de dentro” da
Criação e através do Orixá sustentador do centro.
- - No primeiro exemplo a pessoa recebe com o passe uma ação mágica
(será descarregada e trabalhada) por fora.
- - No segundo exemplo a pessoa será auxiliada por dentro e será trabalhada
internamente pois o passe ou o descarrego não alcança o seu lado de dentro
e sim, realiza-se em seu espírito e em seus campos vibratórios.
Só pelos exemplos que demos já têm uma idéia de como é complexos o campo
religioso e o magistico.
Saibam que a Umbanda serve-se dos dois tipos de ação para auxiliar as pessoas
que freqüentam, assim como aos seus médiuns, que também são auxiliados se seguirem
à risca as orientações dos seus guias espirituais, que óra manda-os acender em
casa ou uma vela para um determinado Orixá ou Anjo da Guarda e óra manda acendela
na natureza; ou que tome um banho de ervas, etc.
Por isso muitos a classificam como uma religião mágica, pois nela estão bem ostensivos
os dois lados da Criação e os dois lados de uma mesma coisa, sendo que um
lado é o religioso ou interno e o outro lado é o magistico ou externo.
Esperamos ter fundamentado essas praticas de Umbanda, tanto as internas quanto
as externas.
Então para esclarecer de uma vez por todas essas duvidas vou ser bem didático
porque a partir desse esclarecimento creio que muitas outras duvidas serão sanadas:
Comecemos por esses pontos:
- - Ação ou ato religioso é aquele onde o poder divino flui e manifesta-se de
dentro para fora das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.
- - Ação ou ato mágico é aquele onde o poder divino flui de fora para dentro
das pessoas necessitadas de auxilio e amparo.
Também existe uma terceira ação, que é mista ou de dupla ação e tanto age de
dentro para fora quanto de fora para dentro da pessoa necessitada de auxilio e amparo
e é denominada ação mágica-religiosa.
Após isso, vamos a outro ponto que deve ser esclarecido e que se refere ao duplo
aspecto que tudo que existe possui e são os seus lados interno e externo.
Esse duplo aspecto começa em Deus e alcança até a matéria.
Se não, então vejamos:Deus possui em si um lado ou aspecto interno inerente à Sua própria natureza
divina que é impenetrável e incognoscível para nós os espíritos, uma vez que
somos criação Dele, que é o nosso Divino Criador.
Sabemos que somos espíritos criados por Ele, mas não sabemos como essa geração
acontece “dentro” dele, pois isso e tudo mais que existe é gerado dentro desse
Seu lado interno, impenetrável, indevassável e sequer imaginável por nós de como tudo
acontece.
Mas Deus possui Seu lado ou aspecto externo, lado esse que pode ser pesquisado,
identificado, estudado e apreendido por nós, os espíritos criados por Ele.
Observando e estudando o lado externo de Deus descobrimos Suas ações ou
atos criadores na origem de tudo.
Foi essa possibilidade de observar e estudar os aspectos ou o lado externo de
Deus que levou a humanidade a descobrir a existência das Divindades e de um plano
ou dimensão divina da Criação, habitado só por seres divinos, plano esse que nos é
inaccessível porque somos espíritos e vivemos no plano espiritual da Criação.
A partir da constatação da existência dos dois “lados” da Criação, um interno e
outro externo e da existência desse duplo aspecto em tudo o que Deus criou podemos
comentar as diferenças entre ações mágicas e religiosas.
O fato é que toda a ação religiosa se realiza de “dentro para fora”.
Explicando melhor, toda ação religiosa realiza-se através do lado interno da Criação
e de tudo e de todos criados por Deus.
E toda ação mágica realiza-se através do lado externo da Criação e de tudo e
todos criados por Deus.
Com isso entendido falta diferenciar as ações propriamente ditas para reconhecer
qual é uma e qual é outra.
Vamos a alguns exemplos de ações mágicas e religiosas:
1. Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e ao consultar-se com um guia espiritual,
este,após ouvir com atenção os problemas ou pedidos de ajuda dela recomenda-lhe
que vá até um dos pontos de forças da natureza e faça uma oferenda para determinado
Orixá, pois só assim será auxiliado.
Essa é uma ação mágica porque a ajuda virá através da oferenda feita na natureza
à qual o Orixá invocado ativará e desencadeará uma ou varias ações “de fora para
dentro” da pessoa.
2. Uma pessoa vai a um centro de Umbanda e o guia consultado recomendalhe
que comece a acender velas de determinada cor para um Orixá e depois se colocar
em concentração por determinado tempo.
Essa ação é religiosa porque, durante a concentração, o Orixá firmado atuara
por “dentro” da criação e por “dentro” da pessoa trabalhando o lado interno dela, desequilibrado
devido alguma ação mágica negativa que a desarmonizou internamente ou
devido seus próprios sentimentos negativos, que negativaram-na em um ou em alguns
sentidos.
Temos aí as duas ações onde a pessoa fez duas coisas parecidas mas ao ir à natureza
e fazer uma oferenda para determinado Orixá a pessoa ativou no ponto de forças
dele um “campo” mágico a partir do qual será ajudada por ele.
Essa ação vem de fora (da natureza) para dentro da pessoa (sua vida), auxiliando-
a através do seu lado externo.
Já no exemplo da vela acesa consagrada para o mesmo Orixá dentro de sua casa
e ficar em concentração, recolhimento e isolamento, essa é uma ação religiosa porque
Orixá invocado tanto atuará pelo lado de dentro da criação em beneficio da pessoa
quanto atuará a partir do intimo dela (o seu lado de dentro), pois só assim reequilibrará
seus sentidos desequilibrados e só a partir do seu recolhimento, concentração e isolamento
momentâneo poderá rearmonizar suas faculdades mentais e seu magnetismo,
recalibrando seu campo magnético e reenergizando e fortalecendo seus campos vibratórios,
facilmente trabalhados de dentro para fora, mas de difícil recalibragem quando a
ação é de fora para dentro, já que a maioria desses desequilíbrios é interna.
Existe uma grande dificuldade em diferenciar uma ação mágica de uma religiosa,
mas sempre é possível perceber as diferenças.
Vamos a mais dois exemplos:
1. Uma pessoa vai a um centro e o Guia Espiritual recomenda-lhe que tome
um banho de descarrego feito com folhas de ervas ou com flores, etc.
Essa é uma ação mágica porque o “banho” irá remover suas sobrecargas energéticas
com uma ação de fóra (o banho) para dentro (o espírito da pessoa).
2. Uma pessoa vai a um centro e o guia recomenda-lhe que faça um “amaci”
na força de determinado Orixá.
No dia acertado e após certo resguardo alimentar e comportamental a pessoa
volta ao centro e o dirigente dele ou um médium graduado aplica-lhe o amaci e manda
que se recolha em sua casa e só retire-o da “coroa” no dia seguinte.
Essa ação é religiosa porque o amaci aplicado em seu chacra coronal ou no seu
ori irá inundar seu lado interno com uma energia elemental consagrada, imantada e vibracionada
pelo Orixá invocado que a manipulará através do lado de dentro da pessoa
necessitada desse tipo de auxilio interno ou religioso.
- - Um banho de ervas é um ato mágico.
- - Um amaci de ervas é um ato religioso.
Um atua de fora para dentro e outro atua de dentro para fora, certo?
Vamos o mais um exemplo:
1. Uma pessoa vai a um centro para receber um passe, ou seja, uma ação do
Guia Espiritual para ela.
2. O Guia vê o problema da pessoa e pega seu nome em um papel ou sua
fotografia e “cruza-a” e coloca-a em seu ponto riscado ou sob os pés de uma imagem
“entronada” no altar do centro, desencadeando na vida da pessoa uma ação de dentro
para fora, pois tanto o seu ponto riscado esta ativado dentro do campo religioso do orixá
sustentador do centro quanto todo o altar é um portal para o lado divino da Criação.
Nos dois casos (o ponto riscado do guia e o altar) toda a ação, ainda que pareça
mágica, no entanto é religiosa porque o auxilio virá diretamente do “lado de dentro” da
Criação e através do Orixá sustentador do centro.
- - No primeiro exemplo a pessoa recebe com o passe uma ação mágica
(será descarregada e trabalhada) por fora.
- - No segundo exemplo a pessoa será auxiliada por dentro e será trabalhada
internamente pois o passe ou o descarrego não alcança o seu lado de dentro
e sim, realiza-se em seu espírito e em seus campos vibratórios.
Só pelos exemplos que demos já têm uma idéia de como é complexos o campo
religioso e o magistico.
Saibam que a Umbanda serve-se dos dois tipos de ação para auxiliar as pessoas
que freqüentam, assim como aos seus médiuns, que também são auxiliados se seguirem
à risca as orientações dos seus guias espirituais, que óra manda-os acender em
casa ou uma vela para um determinado Orixá ou Anjo da Guarda e óra manda acendela
na natureza; ou que tome um banho de ervas, etc.
Por isso muitos a classificam como uma religião mágica, pois nela estão bem ostensivos
os dois lados da Criação e os dois lados de uma mesma coisa, sendo que um
lado é o religioso ou interno e o outro lado é o magistico ou externo.
Esperamos ter fundamentado essas praticas de Umbanda, tanto as internas quanto
as externas.