Portais de Luz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portais de Luz

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Parceria

Facebook
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Cristais e as suas correspondências na Umbanda.
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyTer Fev 16, 2021 12:49 am por Neo

» Visconde de Mauá
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQui maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQui maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni EmptyQua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Lancelot

Lancelot
Admin

O ENIGMA EXU MIRIM - por Pai Rubens Saraceni


No decorrer dos milênios, todas ou quase todas as religiões organizadas tiveram nos gêmeos infantis um dos seus mistérios, e eles ocuparam e ainda ocupam um lugar de destaque em muitas delas.
Na África, em várias religiões, os gêmeos estão presentes ou, quando não aparecem juntos, pelo menos um se faz presente. Assim como ocorre entre os índios brasileiros, em que a criança é chamada de curumim e há seres sobrenaturais infantis ou mirins.
Se assim foi, é e será, então temos que identificar melhor esse mistério e descobrir algumas de suas funções na Criação, porque a partir daí ele fica fundamentado e o entendimento sobre ele torna-se acessível a todos os umbandistas que, quer queiram ou não, têm à esquerda uma entidade “infantil” cuja companhia não recomenda ao seu filhinho, pois preferem colocá-lo num jardim de infância freqüentados só por criancinhas da “direita”.
Afinal, essas crianças da “esquerda” (os Exus e as Pombagiras Mirins) fumam, bebem, e ainda atazanam a vida de quem os ofende ou os desagrada, não é mesmo?
São crianças condenadas ao purgatório ou ao abandono nas “ruas”, largadas não se sabe por quem, pois nenhum Orixá assumiu a paternidade delas e nenhum os recolheu aos seus Domínios na Criação, preferindo enviá-los para os de Exus que, ao contrário dos outros Orixás, não nega abrigo em seus domínios a ninguém.
A todos Exu acolhe e com todos se relaciona amigavelmente. E assim foi na Umbanda, quando ninguém sabia o que fazem com os infantes da esquerda, Exu deu-lhes casa e comida, digo, domínio e campo de ação. 
Firmado no lado de fora dos templos de Umbanda, mas ganhando aqui e acolá um “ebozinho” minguado para resolver complicações indissolúveis, Exu Mirim foi sobrevivendo à mingua e entre a própria sorte... ou azar quem sabe? Isolado no gueto ou no cortiço dos meninos mal educados e desbocados, Exu Mirim raramente entra na “casa grande” (no templo) e, ainda assim, é para limpar e levar embora a sujeira alheia (dos consulentes). Afinal, só raramente o chamam para realizar um trabalho de ponta a ponta, ou seja, do começo ao fim! Mas, boa parte da má educação e do “desbocamento” dessas entidades infantes da esquerda deve-se ao comportamento dos seus médiuns e não ao Orixá Exu Mirim.
Afinal , que melhor momento há para fazer “artes” do que quando incorporado com seu Exu Mirim, não é mesmo?
Que melhor oportunidade há para falar palavrões do que quando incorporado por um espírito “desbocado e mal educado?” Há médiuns que chegam a enfiar os dedos nas narinas e comer ou fingirem que comem “ronhas”, chocando quem os vêem fazendo tal coisa. Há outros que fazem micagens (gestos de macacos) e mostram a língua para os assistentes, além de gestos obscenos
impublicáveis quando incorporados com seus Exus Mirins, fazendo uma pantomima nada religiosa.
Mas isso não é inerente aos Exus Mirins, e sim, à falta de informações dos seus médiuns, pois não se doutrinam nem aos espíritos que incorporam e os usam para extravasarem o que têm em seus íntimos.
Exu Mirim é superior a tudo isso e, mesmo sendo relegado à mingua na maioria dos centros e por um grande número de médiuns umbandistas, vem sobrevivendo com um dos mais fechados dos mistérios da Umbanda e vem resistindo a comentários mais absurdos possíveis já publicados por pessoas que não só o desconhecem como nada sabem sobre ele.


Texto extraído do livro “Orixá Exu Mirim” de Rubens Saraceni, Editora Madras.

https://portaisdeluz.forumeiros.com

Convidado


Convidado

É interessante constatar no texto - no que se refere sobretudo à imagem de Exu-Mirim, e não a quem ele é - que de facto muitos o vêm como um órfão, alguém que só Exu acolheria.

No Livro "Lendas da Criação", de Rubens Saraceni, várias são as passagens com Exu e Exu-Mirim, e quase sempre o último se afirma como um Orixá tão digno como os outros, tão poderoso como os outros e extraordinariamente sábio e sério (quando assim deve ser) como extraordinariamente "brincalhão" e "encrenqueiro" quando assim lhe convém, especialmente diante de qualquer situação em que o tenham tentado diminuir.
Fala-se também numa altura em que Yemanjá teria acolhido Exu-Mirim como seu filho. Sendo ele um Orixá "apressado", teria saído da sua Mãe-Geradora no interior de Olorum com uma aspecto infantil, ainda que em sabedoria não fosse menos que os outros. Então no "exterior", numa dada altura teria dito que tinha pena de não ter uma mãe que o acolhesse e Yemanjá teria dito que o acolhia e a todas os filhos e filhas de toda a Criação que precisassem de cuidado. Yemanjá cuida de todas as crianças até que estas amadureçam. E o que somos nós senão crianças, também? Exu-Mirim que tinha o "aspecto" de uma mostra bem que nem ele, nem nenhum de nós alguma vez será órfão ou rejeitado na Criação.

Certo que estas lendas são histórias iniciáticas e se referem a Orixás e não aos Encantados Exus-Mirins que trabalham nos terreiros incorporando e prestando assistência nas giras de esquerda, mas de qualquer modo... Eles representam um Orixá e não creio que se mostrem de modo indigno perante a Divindade que representam. Isso parte do médium...
Os Exus-Mirins, que poucos entendem e que outros tantos usam para extravasar fazendo "arte" como diz no texto, são seres de extraordinária sabedoria que muitas vezes na sua conversa mais simples e "infantil" dizem verdades mais duras, mas que precisam de ser enfrentadas por nós. Nada têm de criança. Excepto talvez a boa disposição que ostentam em muitos casos... E se o caso é difícil - ou como diz um Exu-Mirim que eu conheço "se tá fudido", então é com ele mesmo para resolver.

Salve os Exus-Mirins, que muitas vezes sem sabermos são quem nos ajuda no nosso buraco mais fundo...

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos