Portais de Luz

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Parceria

Facebook
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Visconde de Mauá
Qui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Qui Maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Qui Maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Qui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Qua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Qua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Qua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Qua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot

» Feliz Natal 2017
Ter Dez 19, 2017 10:34 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Portais de Luz » Ocultismo » Astrologia » Planetas

Planetas

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:13 pm

Nienna

avatar
Regente
Como eu havia prometido anteriormente, neste post, falarei sobre cada astro e suas respectivas influências. Bem como as características atribuídas a cada um.
Este entendimento é necessário para que possamos entender como cada astro irá atuar em cada signo, bem como a influencia que exerce quando está em oposição, conjunção e quadratura com outro astro. Portanto, primeiro entenderemos a sua influencia e depois vamos estudar sobre o que são as quadraturas, conjunções e afins.

Para a Astronomia, o Sol é o centro do sistema planetário e portanto ele é tomado como referencial para boa parte das análises astronômicas. Porém, em Astrologia, a ordem adotada é a de Ptolomeu, tendo Saturno como o primeiro astro:

SATURNO
JÚPITER
MARTE
SOL
VÊNUS
MERCÚRIO
LUA


Seguindo esta mesma ordem, vamos falar de cada um deles, sem esquecer de fazer uma breve síntese quanto ao arquétipo relacionado.


SATURNO

Deus romano equivalente ao deus Cronos dos gregos, era filho do Céu e da Terra. Portava uma foice que lhe foi dada por sua mãe, e com a mesma mutilou o seu próprio pai.


Saturno é a expressão da maturidade, o Eu racional e objetivo. Ocupa o lugar do iniciador. Limita, restringe, freia e retém para nos induzir a procurar o essencial.
A paciência, a tenacidade e a sobriedade são qualdiades atribuídas a Saturno.
É o mestre do tempo e d binário vida/morte, muito bem representado por Janus, que possui duas faces distintas. Uma voltada pra o passado e outra para o futuro.


Como virtude ele representa a Castidade, que pode ser interpretada também como a pureza dos costumes. E como defeito ele representa a Avareza, que é o excessivo apego aos bens materiais.



É o planeta regente dos sinos de Capricórnio e Aquário, sobre os quais falaremos mais adiante.

No Tarot, está relacionado ao Eremita.


Segundo Papus, é o planeta mais potente e mais prejudicial pois sua influência é muito sutil, porém constante. Os indivíduos sob o seu domínio são geralmente reservados, introspectivos e bem sucedidos nos assuntos relacionados ao oculto. Bem semelhantes a figura do Eremita.



Resumo geral:

Metal: Chumbo
Pedras preciosas: Ônix, Olho-de-tigre e Calcedônia.
Cores: Roxo (como Saturno), Preto (como Binah/Daath)
Essências: Sândalo, Eucalipto e Açucena.
Arcanjo: Orifiel
Número: 3
Dia da semana: Sábado (em Magia Cerimonial, é o dia indicado para as obras fúnebres)
Órgãos: Ossos e pele.

Saturno só ficará plenamente visível outra vez em Dezembro, mas hoje poderá ser visto rapidamente a oeste, no signo de virgem, logo após o por do Sol.


_________________
Ver perfil do usuário

2 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:18 pm

Nienna

avatar
Regente
JÚPITER

Deus romano equivalente a Zeus dos gregos. Pai do deus Marte e avô de Rômulo e Remo (os gêmeos fundadores de Roma.) Era filho de Saturno e Cibele (Deusa Mãe).

Os mensageiros tinham comunicado ao seu pai, Saturno, que ele havia de ser afastado do trono por um filho que nascesse dele. Para evitar a concretização da ameaça do destino, Saturno devorava os filhos que mal acabavam de nascer. Quando Júpiter nasceu, a mãe, cansada de ver assim desaparecer todos os filhos, entregou a Saturno uma pedra, que o deus engoliu sem se dar conta do logro.
Sua mãe então o entregou às ninfas da floresta em que o havia parido. Depois de grande, liderou uma rebelião contra o seu pai a fim de acabar com a sua tirania.

Relacionado ao arquétipo do grande Pai, Júpiter é representado no tarôt, pela lâmina do Hierophante



Em astrologia, Júpiter significa tudo que é verdadeiramente nobre e está muito afastado do recolhimento de Saturno e do atrevimento imprudente de Marte. Os nascidos sob sua influência vertem a sua energia ao ambiente a sua volta. Tendem a crer que todo homem é bom até que se prove o contrário e possui sempre ideais muito elevados. É o tipo paternalista, que perdoa um milhão de vezes antes de repreender de forma mais severa.
No plano intelectual, Júpiter é o regente e doador da moral elevada e das qualidades humanitárias. Os dominados pela sua influencia, são indivíduos que manifestam a mais elevada natureza humana.
Fisicamente, os nascidos sob a influência jupiteriana são, normalmente, graves, viris e imponentes, mas ao mesmo tempo transmitem uma energia muito tranquila e benévola.

Júpiter é o patrono da riqueza e da prosperidade. É o planeta regente do signo de Sagitário e Peixes (Entenderam agora pq falei que fico com um pé la em Júpiter? srsr)

Como podemos ver no quadro, este astro está relacionado a Gula, e como virtude a Caridade. Sendo o grande mestre do binário Paz e Guerra.



Resumo Geral

Metal: Estanho
Pedras preciosas: Topázio, Ametista e Água-marinha
Cores: Violeta
Incensos: Ambar, Açafrão e Balsamo
Arcanjo: Uriel
Número: 4
Dia da semana: Quinta-feira (Em Magia Cerimonial, é o dia indicado para as obras religiosas e políticas)


Durante todo este mês de Outubro, é possível ver Júpiter no horizonte nascente, por volta das 22h, na constelação de Touro.


_________________
Ver perfil do usuário

3 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:18 pm

Nienna

avatar
Regente
MARTE

Filho de Júpiter, era considerado o deus da guerra, equivalente ao deus grego Ares.



Casado com Vênus, foi pai de Cupido.

Astrologicamente, Marte simboliza o espírito da crueldade e da destruição sanguinária e imprudente. No plano intelectual representa o espírito da empresa, energia e coragem. Sem a influencia deste astro, todos os homens seriam covardes, efeminados e sem energia. Os indivíduos nascidos sob sua influência, possuem extrema força de vontade.
Quando se compara os indivíduos nascidos sob sua influencia e os que nascem sob os auspícios de Saturno, as diferenças ficam nítidas. Os primeiros são enérgicos e ardentes, enquanto os segundos são como uma doença silenciosa que se arrasta indefinidamente.

Marte rege o binário Sabedoria/Ignorância e tem como defeito a Ira e como virtude a Diligência.



Resumo Geral
Metal: Ferro
Pedras preciosas: Granada, Jaspe e Cornalina
Cores: Vermelho-sangue (como Marte)
Incensos: Cravo, Cedro e Manjericão
Arcanjo: Kamael
Número: 5
Dia da semana: Terça-feira (Em Magia Cerimonial, este dia é indicado para as obras de cólera)

Durante este mês de Outubro, Marte ficará visível das 18 as 19h a oeste.


_________________
Ver perfil do usuário

4 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:19 pm

Nienna

avatar
Regente
SOL




Correspondente ao deus Helio, da mitologia grega.
A sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos luminosos.

O Sol representa a fonte espiritual central de todas as cosias. É o divino Eu do homem cósmico, e é por isso que representa as potencialidades espirituais do poder criador. Representa também as forças positivas, agressivas, administradoras do cosmos. Os seus influxos determinam a medida absoluta de vitalidade física em cada organismo humano.

No plano intelectual o Sol rege o grupo inferior dos sentimentos egoístas e o grupo superior da qualidades morais. Os nascidos sob as influencias solares são magnânimos e líderes natos, porém ambiciosos, egoístas e orgulhosos. (Por isso o astro está relacionado ao orgulho como defeito principal, e a Magnanimidade como virtude)

No tarot, obviamente, está relacionado ao arcano 19, O Sol.



Resumo Geral
Metal: Ouro
Cor: Amarelo
Incenso: Canela e sândalo vermelho.
Dia da semana: Domingo (Em Magia cerimonial, é o dia indicado para as obras de luz)

Quanto ao Sol, não se faz necessária nenhuma orientação astrológica que facilite a sua visualização. Basta lembrarmos que, embora muitos esqueçam, o Sol é uma estrela de média grandeza, mais precisamente uma Anã Amarela.

Identificada pela letra G, na escala de Morgan Keeman.


_________________
Ver perfil do usuário

5 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:19 pm

Nienna

avatar
Regente
VÊNUS



Retratada nesta famosa obra de Botticelle, vênus é o quivalente romano da Afrodite grega. Surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.
Artisticamente, sempre foi representada com beleza e anatomia impecáveis.


Astrologicamente, Vênus significa o elemento do amor, na alma do homem cósmico. É o arquétipo do amor e por isso representa este sentimento na humanidade. Vênus também representa a felicidade, a alegria e a sociabilidade, ao mesmo tempo que suas influencias atingem os indivíduos regidos por este astro, a busca do prazer e da ostentação. É Vênus quem governa os prazeres do mundo; jogos, danças, percepções como um todo, são coisas que exercem um fascínio muito grande sobre os influenciados por este astro.
Vênus rege o grupo superior dos sentimentos idealistas, artísticos e musicais. Os indivíduos influenciados por ele são sempre muito bem desenvolvidos nas artes de um modo geral.

A Vênus é atribuído o defeito da Luxúria, e como virtude esta ligado a Temperança.
Obviamente, no tarôt, está ligado a este mesmo arcano.



É o planeta regente dos signos de Touro e Libra.

Resumo Geral
Metal: Cobre
Pedras preciosas: Safira, Jade, Esmeralda e Quartzo rosa
Cores: Verde
Essências: Rosas, Almíscar e Jasmim
Número:
7
Dia da semana: Sexta-feira (Em Magia Cerimonial, é o dia indicado para as obras relacionadas ao amor)


Durante todo este mês de outubro, Vênus nasce a partir das 03:00 da madrugada e fica visível, a Leste, até a alvorada.


_________________
Ver perfil do usuário

6 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:22 pm

Nienna

avatar
Regente
Enfim.. Óh grande Mercúrio...

MERCÚRIO



Associado a Hermes, deus grego da magia, advinhação e outras coisas, Mercúrio é filho de Júpiter, de quem também é mensageiro.
Hermes Trismegistos é o nome grego dado ao deus egípcio Thoth, considerado o inventor da escrita e de todas as ciências a ela ligadas, inclusive a medicina, a astronomia e a magia.
Seus atributos como a astúcia, a inventividade, o poder de tornar-se invisível e de viajar por toda a parte, aliados ao caduceu com o qual conduzia as almas na luz e nas trevas, são os atributos que exaltam a sabedoria dele, principalmente no domínio das ciências ocultas, que se tornarão, na época helenística, as principais qualidades do deus.



Mas como aqui é a sessão de Astrologia, vamos nos ater ao astro. E para saber mais sobre o pai do Hermetismo, melhor conferir o tópico aberto por Apolo. (AQUI)

Cabalisticamente, Mercúrio significa percepção e seus influxos são intelectuais e ativos. É o planeta da comunicação e portanto patrono de todos os métodos de comunicação e oráculos. Está relacionado também ao aprendizado e a inteligencia, pois é o gênio das faculdades mentais.
Aqueles que são dominados por suas influencias, possuem boa capacidade oratória, astúcia, engenhosidade e ciência. Nas manifestações negativas podem surgir os tipos sarcásticos, superficiais e mentirosos.

No Tarôt está relacionado ao arcano 2, O Mago. Aquele que está no desenvolvimento de suas capacidades, em uso da sua intelectualidade.



É o regento dos signos de Virgem e Gêmeos

Resumo Geral
Metal: Mercúrio
Pedras preciosas: Ágata, Citrino e Malaquita
Cores: Amarelo e Laranja
Incensos: Lavanda, Cálamo e Alecrim
Dia da semana: Quarta-feira (Em Magia Cerimonial, é o dia indicado para as obras de adivinhação, consagração de grimórios e oráculos)

Mercúrio ficará visivel durante este mês de Outubro, entre as 18:00 e 18:30, logo após o pôr do Sol, na constelação de Virgem.


_________________
Ver perfil do usuário

7 Re: Planetas em Qua Nov 28, 2012 2:22 pm

Nienna

avatar
Regente
Enfim, a amada Lua.


LUA



Na mitologia grega era representada por Selene, irmã de Helios (Sol). Selene representa todas as fases da Lua.
Uma das muitas lendas em torno desta deusa, conta que ao saber que o seu belo irmão Helios havia sido lançado, pelos titâns, as aguas do Erídano, ela entrou em desespero pelo trágico fim que seu irmão levara e suicidou-se, indo viver no Olimpo com o seu irmão. Graças a isso, ambos vivem iluminando a vida dos mortais, um seguindo o outro para que cada um tenha a chance de brilhar em todo o seu esplender.
A simbologia que envolve a Lua é realmente muito ampla. Desde os tempos mais remotos da humanidade, a Lua vem sendo venerada e admirada pelos seres humanos. Na mitologia egípcia mesmo, era reverenciada sob o home de Iah, porém era Isis quem mais reunia os atributos lunares.



O Segredo das marés, os ciclos de vida, da gestação e de fecundidade, podem ser compreendidos através do entendimento dos aspectos que envolvem este astro.
Cabalisticamente ela representa a alma do grande homem cósmico. (Anima Mundi) Representa também os atributos formadores da luz astral.
Por sua proximidade com a terra, exerce forte e constante influencia no homem, não apenas no momento do seu nascimento como durante toda a sua existência.
É o astro responsável pela intuição, regulação de processos oníricos e a imaginação. Por isso, no tarôt, está relacionado ao arcano II, A Sacerdotisa e a lâmina de próprio nome também.
A Lua e regente do signo de cancer, motivo pelo qual no tarôt de Marselha, a lamina lunar está representada com o caranguejo sofrendo sob sua influencia.



E quando falamos em Lua, não podemos abandonar o aspecto da antiga religião da Deusa. Onde cada fase representava uma de suas faces. Crescente (A virgem), Cheia (A mãe) e Minguante (A Anciã). Sendo a Lua Negra (ou lua nova) de mau agouro.



Algumas correntes, costumam atribuir a Lua, quando atuando separada de outros astros, uma influencia negativa. Porém, outros admitem o seu potencial, que varia para cada fase.

Duranta cada fase, a lua emite um influxo diferente, que pode ser aproveitado para as mais diversas obras.

NOVA
Ou Lua Negra, o momento em que todo seu potencial nefasto está em ação. Em Magia cerimonial é o momento mais adequado para a execução da magia negra em todos os seus aspectos.

CRESCENTE
A força do crescimento, o aumento da sua atuação e influencia sobre nós. É o momento de começar trabalhos que visem o desenvolvimento de alguma coisa.

CHEIA
É a Lua em sua atuação mais potente. È quando os seus influxos estão mais fortes e sua força se faz sentir. O momento ideal para a execução de todo o tipo de rituais mágicos, visto que a Lua atua em nosso processo de conexão com o astral. Excelente para a consagração de amuletos relacionados a ela.

MINGUANTE
É o aspecto do declínio, a redução das coisas, momento em que os seus influxos são favoráveis a rituais que visem descarrego, desobsessão, desfazer magia negra e etc.




Resumo Geral
Metal: Prata
Cores: Branco
Incensos: Jasmim, Limão e Bétula
Dia da Semana: Segunda-Feira (Em Magia cerimonial, é o dia favorável a execução das obras divinatórias e intuitivas.


Assim como o Sol, a Lua não necessita de grandes explicações quanto ao seu posicionamento no firmamento. Porém, convém lembrar que ela possui períodos em que está mais próxima da terra (Perigeu) e mais afastada (Apogeu). Estes eventos são os que possibilitam fenômenos bastante admirados como a Super Lua.



_________________
Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum