Portais de Luz

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Parceria

Facebook
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» Visconde de Mauá
Qui Ago 23, 2018 4:18 pm por fernandojorge

» Atendimento Portais de Libertação
Qui Maio 17, 2018 6:42 pm por Lancelot

» Mago.Hellblazer
Qui Maio 17, 2018 5:32 pm por Lancelot

» A história da Umbanda
Qui Dez 21, 2017 11:36 pm por Lancelot

» Espaços mágicos e correntes
Qua Dez 20, 2017 11:29 pm por Lancelot

» Piano Bar Convívio
Qua Dez 20, 2017 10:49 pm por Lancelot

» O poder das Pedras Pretas : para limpeza energética e proteção
Qua Dez 20, 2017 10:46 pm por Lancelot

» Um regresso
Qua Dez 20, 2017 12:11 pm por Lancelot

» Feliz Natal 2017
Ter Dez 19, 2017 10:34 pm por Lancelot


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Portais de Luz » Ocultismo » Astrologia » Os doze trabalhos de Hércules (Enfoque astrológico)

Os doze trabalhos de Hércules (Enfoque astrológico)

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nienna

avatar
Regente
Os doze trabalhos de Hércules sob uma perspectiva astrológica (iniciática), seguem uma ordem diferente da ordem mitológica, visto que desta forma auxilia o entendimento da correlação entre elas. Porém, ambas são exatamente iguais em sua essência.

As imagens abaixo são de Johfra Bosschart, pintor holandês que, entre outras atividades, também era estudante de ocultismo. Com enfoque astrológico, o pintor retrata cada um dos doze trabalhos com riqueza de detalhes.

1º trabalho- Capturar os cavalos antropofágicos
(O Aprendizado e o controle da mente)


Diómedes, rei da Trácia, filho de Ares, possuía cavalos que vomitavam fumo e fogo, e que, por ordem de seu dono, comiam os estrangeiros que as tempestades jogavam em seu país. Hércules, cumprindo mais um de seus trabalhos, entregou-o à voracidade de seus próprios animais.
Este primeiro trabalho está relacionado ao signo de Áries, que no grande homem cósmico representa a cabeça, sendo portanto um signo mental. O cavalo simboliza a atividade intelectual, logo podemos entender que tudo começa com o controle da mente.



2º trabalho- Capturar o touro de Creta
(O aprendizado sobre a natureza dos desejos)


Levar o Touro de Creta vivo até Euristeu. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha grega de Creta, pois Poseidon, o deus dos mares, o havia oferecido a Minos, rei local. Hércules não só capturou-o como, montado no animal, levou-o até Euristeu.
Obviamente, este trabalho está relacionado ao signo de Touro. É a consumação do trabalho anterior, que se iniciou no controle da mente, agora precisa aprender sobre a natureza dos seus desejos a fim de alcançar um maior conhecimento de si mesmo.


3º trabalho- Os pomos de ouros de Espérides
(O conhecimento de si proprio)


Outro trabalho foi colher os pomos de ouro das Hespérides, filhas de Héspero. Os pomos eram maçãs dedicadas à Juno, por ocasião de seu casamento e eram vigiadas por um dragão. Com a ajuda de Atlas, titã que fora condenada a sustentar o firmamento nas costas, Hércules conseguiu as maçãs e entregou-as a Euristeus.
Como podemos entender, este trabalho representa o signo de Gêmeos e o trabalho ativo sobre si mesmo, a fim de alcançar o conhecimento de si mesmo.



4º trabalho- Capturar a Corsa
(O desenvolvimento da intuição)


Caçar a Corsa de Cerínia, um animal lendário com chifres de ouro e pés de bronze. Por causa da grande velocidade com que o animal se locomovia, Hércules demorou um ano para capturá-la e levá-la a Euristeus.
Este trabalho está relacionado ao signo de Câncer.
Desenvolvimento da intuição= Signo de Câncer (que tem como planeta regente a Lua, que é o astro relacionado a essa característica)


5º trabalho- Matar o leão de Neméia
(Aprendizado sobre o uso do poder e da coragem)


Matar o Leão que apavorava a cidade de Neméia, e levar a pele até Euristeus. Hércules vendo que não conseguia vitória com sua clava ou suas setas matou-o com as próprias mãos. Chegando a frente de Euristeus, este ficou tão assustado com a demonstração de força de Hércules, que ordenou que as próximas provas de vitória fossem feitas fora da cidade.
Este quinto trabalho está relacionado ao signo de Leão, quinto signo do zodíaco. Do ponto de vista oculto, o homem vem se preparando desde o primeiro trabalho, quando aprendeu a dominar sua mente, até chegar o momento em que se torna a verdadeira estrela flamejante: o pentagrama. (Vide Eliphas Levi)


6º trabalho-A tomada do cinturão de Hipólita
(A preparação do discípulo para a primeira iniciação)


Admeta, filha de Euristeus, desejava muito possuir o cinto de ouro de Hipólita, a rainha das amazonas, que era um povo constituído apenas de mulheres e propensas a guerrear. Hércules foi incumbido de buscar o cinto de ouro e assim o fez, com ajuda de alguns voluntários.´
Este trabalho está relacionado ao signo de Virgem, signo onde a cosnciência crística é concebida e nutrida através do período que engloba do signo de Virgem a Peixes.

7º trabalho- Captura do Javali de Erimanto
(O equilíbrio do binário)


O javali de Erimanto foi outro trabalho ao qual Hércules se viu forçado a executar. Depois de cansá-lo e capturá-lo vivo, levou- até Euristeus, que ao vê-lo sentiu tanto medo que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze.
Este trabalho está relacionado ao signo de Libra, que simboliza a busca pelo equilíbrio dos binários.


8º trabalho- Destruição da Hidra
(Controle e superação dos desejos)


Havia um monstro, a hidra de Lerna, que devastava a região de Argos e habitava um pântano perto do povo de Amione. O monstro tinha nove cabeças, sendo que a do meio era imortal, sendo que a cada cabeça que Hércules matava, outras duas surgiam em seu lugar. Com a ajuda de seu servo Iolaus, Hércules conseguiu queimar as cabeças e enterrou a nona, a imortal, debaixo de um grande rochedo.
Este trabalho está relacionado ao signo de Escorpião. É quando o iniciado descobre que o equilibrio pode ser perdido e os desejos podem voltar a controlar nossas atitudes.


9º trabalho-Morte dos pássaros de Estínfalo
(O homem que controla a tendência ao pensamento destrutivo)


No lago Estínfalo, com setas envenenadas, conseguiu matar os monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no vôo os raios do Sol. Eram as aves do Lago Erimanto.
Este trabalho está relacionado ao signo de Sagitário. O centauro, metade homem, metade animal, encerra uma boa representação do controle sobre os impulsos animalescos e destrutivos.


10º trabalho- A morte de Cerbero

(Elevação da personalidade)


Hércules foi incumbido de trazer do inferno, o cão Cérbero, que guardava a entrada do mundo das profundezas. Hades, senhor do mundo inferior, autorizou Hércules a levar o cão, desde que o dominasse sem usar nenhuma arma, o que foi feito e, após mostrá-lo a Euristeus, devolveu-o às profundezas.
Trabalho relacionado ao signo de capricórnio. O ser em consonância com o seu EU.

11º trabalho- Limpeza dos estábulos de Augias
(Limpeza e purificação com a agua, o encerramento do ciclo)


Outro grande trabalho foi a limpeza dos estábulos de Áugias, rei de Élida, que tinha um rebanho de três mil bois, Seus estábulos não eram limpos há trinta anos e Hércules desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu, fazendo-os passar por dentro dos estábulos, limpando-os.
Este trabalho está relacionado ao signo de Aquário. Hércules rompeu todas as barreiras, e esta é a primeira coisa que acontece na era de aquário, uma mudança de pensamento e da visão das coisas.

12º trabalho-Capturar o gado vermelho de Gerião
(A transcendência, o abandono do instinto animalesco acompanhado da salvação)


O ultimo trabalho foi levar a Euristeus os bois de Gerião, monstro de três cabeças que vivia na Ilha de Eritéia, da qual Gerião era o rei. Depois de uma longa viagem, Hércules chega à fronteira da Líbia e Europa onde, segundo a lenda, abriu uma passagem no meio de uma montanha, dando origem ao Estreito de Gibraltar (canal que separa a Europa da África). Para consegui os bois, Hércules teve de matar o gigante Eurítion e seu cão de duas cabeças.
Este trabalho está associado ao signo de Peixes. Aqui o homem reúne todas as dores e experiências da existência e transcende. Peixes é isso, é a reunião das coisas, onde tudo se encerra e onde tudo está apto a recomeçar.


_________________
Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum